Governo conhece experiência de portos e hidrovias do Ceará

As potencialidades econômicas de Rondônia, que incluem a extensão hidroviária do Madeira, foram ressaltadas nesta terça-feira (20) pelo governador Confúcio Moura ao receber a visita do deputado federal Antônio Balmham (PSB-CE), que possui larga experiência no assunto portos e hidrovias…

Balmham veio a Porto Velho a convite do diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), Ricardo de Sá Vieira, com a proposta de promover o intercâmbio de informações visando à melhoria da infraestrutura portuária e incentivo à captura de recursos externos para o Estado, tendo em vista 90% das exportações no Ceará ser realizadas via marítima.

O deputado cearense foi diretor do Sebrae, secretário estadual de Indústria e Comércio, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará e responsável pelo funcionamento da Zona de Processamento para Exportação (ZPE) naquele Estado, que se destaca pela produção de calçados e couro. Segundo ele, atualmente a cada quatro veículos BMW que circulam na Alemanha, pelo menos um tem couro cearense.

Ao destacar a ousadia do governo cearense, o governador orientou a equipe da Soph a estar sempre em contato, buscando informações e orientações para que os projetos de Rondônia não fiquem apenas no papel. “Rondônia é um Estado vantajoso, de muita riqueza natural e poucos habitantes”, disse Confúcio, observando que para tornar o leito do rio navegável é necessário que seja feita dragagem nos 1.100 quilômetros de hidrovia, o que deverá ocorrer ainda este ano.

Conforme Ricardo de Sá, uma viajem está programada para os próximos dias, com a participação da Marinha e outras instituições, para que sejam avaliados os pontos críticos do rio Madeira. O governador ainda citou como desafio para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado a vitalização da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, de forma criativa e atrativa.

Além do governador, o deputado Balmham esteve com os secretários estaduais de Planejamento, George Braga; e de Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?