GOVERNO DIVULGA BALANÇO DA EXPO PERU AMAZÔNIA 2012

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), divulgou nesta quarta-feira (15) o balanço final da feira internacional Expo Peru Amazônia 2012. O evento foi realizado pelo em parceria com a Comissão de Promoção da Exportação e do Turismo do Peru (Promperu) e com apoio da Facer, Sebrae, Fecomercio, Fiero e associações comerciais, nos dias 8 e 9 de agosto, em Porto Velho.

Neste período, foram realizadas duas importantes rodadas de negócios – entre operadores logísticos, no dia 8, e entre diversos setores (como alimentação, têxtil, manufaturas diversas e de logística), no dia 9, com o fechamento de diversos negócios entre brasileiros e peruanos, além do estabelecimento de intercâmbio de informações para futuras negociações entre empresas dos dois países.

A comitiva do país andino também visitou dois modernos frigoríficos – do Grupo Frigon, do empresário João Gonçalves, em Jaru; e do Grupo Minerva, do empresário Antonio Vilela de Queiroz, em Rolim de Moura. E conheceu o sistema de confinamento mantido pelo grupo Minerva, em área próxima à indústria frigorífica. Nas visitas, ficou claro o interesse dos peruanos em importar a carne produzida no Estado.

Empresários rondonienses vindos de todos os municípios – de Vilhena a Guajará-Mirim – participaram do evento, que contou ainda com representantes de outros estados da região norte e de todo o país. Com a realização da Expo Peru Amazônia 2012, muitos empresários fecharam negócios – e as perspectivas relacionadas ao comércio com os peruanos para os próximos meses são muito interessantes.

Interoceânica

O governador Confúcio Moura, que recepcionou a comitiva de autoridades e lideranças empresariais do país vizinho, abriu oficialmente o evento, no dia 9 de agosto, e expressou sua satisfação com o resultado desse encontro. “O Peru é um país extremamente organizado e que mantém comércio com nações do mundo todo, nós rondonienses temos muito a ganhar, em especial com a rodovia Interoceânica, que representa nossa ligação direta não somente com o mercado andino, mas também com os portos do Oceano Pacífico e os mercados asiáticos”, ressaltou o governador.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente, que coordenou a realização desse importante evento internacional, “a Expo Peru Amazônia 2012 representou o início de uma ampla e inédita parceria entre rondonienses e peruanos, que deverá resultar na geração de futuros negócios nos mais diversos setores econômicos, criando novos empregos e beneficiando toda a economia de Rondônia”.

Promperu

A comitiva formada por 84 cidadãos peruanos – entre autoridades e empresários daquele país – foi chefiada pelo ministro de Comércio Exterior e Turismo, José Luis Silva Martinot, que também preside a Promperu. Ao falar sobre o encontro, Martinot lembrou que os peruanos têm “grande interesse em diversos produtos rondonienses, especialmente a carne bovina, o leite industrializado e seus derivados, a água mineral e bebidas em geral, além de inúmeros produtos alimentícios e em praticamente todos os setores da economia”.

Martinot explicou ainda que o Peru é grande produtor de farinha de peixe, de minerais como o fosfato (com aplicação na indústria de fertilizantes), na produção de tecidos para a indústria têxtil (o algodão peruano é considerado o melhor do mundo), na geração de energia (petróleo e gás natural), além de grande produtor de cimento (que poderá eventualmente baratear o custo da construção civil em Rondônia).

Como representante do governo federal brasileiro no encontro, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Gustavo Fontenele, enfatizou que “ter o Peru como parceiro estratégico é um grande privilégio para o Brasil”. Ele ressaltou ainda que “existem dois pilares a serem trabalhados – o fortalecimento de políticas de estímulo do comércio e a superação dos gargalos existentes – para que os negócios entre os dois países dêem um grande e importante salto de qualidade”.

Números

Em 2011, o intercâmbio comercial entre o Peru e o Brasil foi de US$ 3,580 bilhões, o que representou um crescimento de 18,4%. As exportações peruanas foram de US$ 1,268 bilhão, o que significou um crescimento de 33,5% em relação a 2010.

Entre janeiro e junho de 2012, as exportações do Peru para o Brasil chegaram a US$ 548 milhões.

Os principais produtos exportados foram: fosfato de cálcio (US$ 43 milhões, que representam um crescimento de 130,5%), azeitonas em conserva (US$ 10 milhões – 27,6%), película de polipropileno (US$ 6 milhões – 114%), camisas de algodão sem estampa (US$ 5 milhões – 29,7%) e camisas de algodão listradas (US$ 4 milhões – 54,4%).

Por outro lado, a importação mais promissora de produtos peruanos no Brasil são as camisas de algodão masculinas (US$ 93 milhões), camisetas femininas (US$ 73 milhões), calças de algodão femininas (US$ 57 milhões), peixe congelado (US$ 52 milhões) e uvas in natura (US$ 51 milhões).

Texto: Assessoria/Sedes

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





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