Criado para apoiar o desenvolvimento da piscicultura de forma sustentável em centenas de propriedades rurais, o programa Água Produtiva, implementado no mês de julho pelo governo do Estado, já realiza obras em seis municípios. O programa deverá garantir, nos próximos meses, a abertura de centenas de hectares de tanques para a criação de peixes em Rondônia.
Para o governador Confúcio Moura, a piscicultura é um setor essencial para a economia do estado, capaz de gerar renda e novos empregos em propriedades familiares nas mais diversas regiões do Estado. O governador estima que a produção de peixes, que em 2010 foi de apenas 12 mil toneladas, deverá atingir um total de 80 mil toneladas anuais a partir dos investimentos do governo em parceria com os produtores rurais.
O programa avança nos municípios de Nova Mamoré; Urupá; Ouro Preto do Oeste; Ji-Paraná; Mirante da Serra e Vale do Paraíso, onde o governo destinou milhares de horas na escavação de novos tanques. Uma dessas propriedades pertence ao casal Cirilo Gomes da Rocha e Amezina Oliveira da Rocha, que residem há mais de 20 anos na zona rural de Urupá. Os maquinários permanecem de 15 a 30 dias em cada propriedade para construção de um hectare de lâmina de água, para investimento em piscicultura. Os agricultores também são beneficiados com um tanque-berçário para alevinos.
“Vamos colocar quatro mil alevinos nos novos tanques e esperamos produzir de oito a dez toneladas nos próximos doze meses”, explica Cirilo. “É uma atividade muito boa, fácil de cuidar, e com certeza vai aumentar a renda da nossa família”, diz. O casal vê na piscicultura uma forma de ampliar a atividade rural. “Aqui tem leite, café, cacau, galinha, ovo caipira, porco, e agora o peixe”, conta Amezina.
Já o produtor José Reginaldo dos Santos, de Mirante da Serra, acredita que com os tanques poderá retirar de R$ 30 mil a 36 mil por ano com a piscicultura. “É uma fonte de renda bastante interessante”, diz o produtor, que espera ganhar cerca de quatro reais por quilo de peixe produzido. “Nosso governador está dando uma ajuda muito grande para os produtores. Sozinhos nós não teríamos como trazer caminhões, escavadeiras e pás-carregadeiras. Só posso agradecer”.
Para o prefeito Vitorino Cherque, de Mirante da Serra, a piscicultura é uma atividade que gera renda cada vez maior aos produtores.
Fonte/hojerondonia.com