Governo e sindicalistas entram em acordo quanto a exigência de curso superior para escrivão e datiloscopista

Após mais de duas horas de discussões, sindicalistas representantes de diversas categorias da Polícia Civil e representantes do Governo Estadual chegaram a um acordo, quanto a exigência de nível superior para os cargos de escrivão e datiloscopista.  O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD) apresentou uma proposta alternativa, garantindo a fixação do último concurso com a escolaridade de nível médio para escrivão.

A comissão do Governo foi composta por Juscelino Amaral, chefe da Casa Civil; delegado Osmar Luiz Casa, diretor executivo da Polícia Civil; delegado Pedro Roberto Gemignani Mancebo, diretor geral da Polícia Civil; e o delegado Antônio Carlos dos Reis, secretário-adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania. Da reunião participaram ainda os deputados Adelino Folador  (DEM); Ribamar Araújo (PT): Luiz Cláudio ( PTN) e Jesualdo Pires (PSB).

A reunião foi realizada em atendimento à solicitação apresentada pelo deputado Hermínio Coelho, na busca de um entendimento, tendo em vista os projetos encaminhados em 23 de maio de 2012 pelo Governo, acabando com a exigência de nível superior para os cargos de escrivão e datiloscopista.

O chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral disse que a questão da escolaridade é uma discussão para ser travada por ocasião da elaboração do novo Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração da Polícia Civil, que prevê inclusive a unificação salarial entre as categorias. Segundo ele, o entendimento agora é atender a uma questão social diante do grande número de pessoas detentoras de nível médio e que se encontram desempregadas, e buscam uma colocação no serviço público.

Ao final foi ajustado entre as partes que o Governo retirava as mensagens encaminhadas, com o compromisso de enviar futuramente novos projetos, garantindo a exigência de curso superior para os cargos de escrivão e datiloscopista da Polícia Civil, somente a partir de janeiro de2013. Aproposta apresentada pelo deputado Hermínio Coelho acabou contemplando os interesses dos policiais e do Governo Estadual. O que foi acordado desta forma vai garantir a realização do último concurso de nível médio para escrivão policial.

Autor: Paulo Ayres.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?