GOVERNO ENTREGA QUERO QUERO I PARA FISCALIZAÇÃO DE FRONTEIRA

Na manhã desta sexta-feira (12) o Governo da Cooperação, através da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), entregou o flutuante Quero Quero l. A embarcação serve para transportar os fiscais e técnicos da Agência Idaron e equipamentos, além de monitorar a região de fronteiriça do Estado de Rondônia. A solenidade aconteceu no Porto da Agência Idaron em Pimenteiras do Oeste.

O governador Confúcio Moura foi representado pelo presidente da Agência Marcelo Henrique Borges que parabenizou o prefeito da cidade de Pimenteiras, João Miranda, pelo potencial turístico do município. “Hoje estamos entregando não simplesmente uma embarcação, mais sim um escritório, pois para manter esse barco funcionando precisa de uma manutenção diária com pessoas especializadas para cuidar”, explicou.

Na ocasião, Borges agradeceu os funcionários pelos trabalhos realizado em Pimenteiras e a parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Estamos adquirindo mais lanchas e barcos para dobra a frota de embarcações nas áreas de fronteiras, pois estamos cuidando de uma faixa entre Rondônia e a Bolívia com 1.444 quilômetros de extensão, ainda cuidamos da região de Labrea com Canutama na região de fronteira com Amazônia que  ainda não é livre da Febre  Aftosa”, esclareceu.

O superintendente Federal de Agricultura em Rondônia (SFA), Walterlins Calaça, participou da solenidade e disse que o flutuante é de grande importância para defesa animal e vegetal. “A presidente Dilma já liberou R$ 10 milhões para área animal e um milhão para vegetal, pois reconhece que o Governo da Cooperação está realizando um ótimo trabalho em prol da defesa sanitária”, explica o superintendente.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro  Padovani,   disse que está visitando os municípios e todos podem ver que o Governo da Cooperação está investindo e trabalhando na agricultura familiar.

Para finalizar a solenidade, o presidente da Agência Idaron realizou a entrega das chaves do flutuante  para o supervisor  Rodrigo Fujihara . Em seguida as autoridades conheceram a embarcação.


Quero Quero I 

O flutuante Quero Quero l estava parado desde de 2010. A embarcação foi fabricada em 2006, sendo a primeira de um total de quatro, empregadas no trabalho de fiscalização fluvial. Com o comprimento de 18 metros e a capacidade de transportar 9,67 toneladas, a embarcação é totalmente equipada com internet e navegação ligada por satélite. Possui dormitórios refrigerados, locais para alimentação, cozinha e motores para gerar energia necessária.


O Quero Quero I ficará  baseado na região de Porto Rolim e também cumprirá o papel de cobrir a lacuna deixada pelas próximas embarcações  que serão reformadas e revitalizadas.

Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?