Governo inaugura base integrada em Jacilândia

DECOM/GOVERNO/RO:

O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) inaugura nesta sexta-feira (16) a Base Integrada de Proteção Ambiental em Jacilândia, distrito de Campo Novo de Rondonia. O evento será às 10 horas, e contará com a parceria da Secretaria de Segurança Pública (Sesdec) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Conforme explicou a secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, a base de proteção integrada foi construída com objetivo de fortalecer a proteção e o gerenciamento das áreas legalmente protegidas no Corredor Ecológico; estabelecer a presença do Estado de forma a assegurar o desenvolvimento sob a ótica legal da região; elaborar e implementar modelos inovadores replicáveis para conservação da biodiversidade no Parque Estadual Guajará-Mirim e terras indígenas e suas áreas de entorno, incluindo as reservas legais das propriedades privadas.

A construção da Base Integrada de Proteção Ambiental além de servir para apoiar ações de proteção, fiscalização e policiamento ambiental na região, também poderá subsidiar profissionais de Biologia da Conservação, e outros profissionais ligados a estudos da flora e fauna e ainda universitários e acadêmicos interessados em elaboração de pesquisa científica voltadas a proteção e conservação da natureza, face a paisagem natural, abundância e riqueza de espécies.

A equipe que vai atuar na base integrada será composta por integrantes da Sedam, Batalhão de Polícia Ambiental, e caso haja interresse o Ibama, ICMbio e Funai poderão integrar as ações de proteção ambiental, as quais deverão permanecer na região por tempo indeterminado, havendo apenas revezamento das equipes.

Para apoiar as atividades que serão realizadas na região a Base Integrada está equipada com mobiliaria e instrumentos tecnológicos, como computadores, GPS, Notebooks, parabólica, internet via rádio, rádio SSB, e veículos tipo camionetes 4×4, tudo com foco ao combate efetivo aos desmatamentos que por anos vem crescendo na região e ameaçam o corredor ecológico e áreas protegidas.

A implantação da Base Integrada deverá ser acompanhada de ações informativas e educativas buscando o envolvimento das comunidades locais e ONGs no desenvolvimento de programas socioambientais, de forma a facilitar e fortalecer os trabalhos dos agentes públicos nas ações fiscalizadoras, no intuito de se buscar o desenvolvimento sustentável da região.

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?