Governo lança 32° campanha de combate a febre aftosa

No período de 15 de abril a 15 de maio deverão ser imunizados contra febre aftosa em Rondônia mais de quatro milhões de cabeças de bovinos com idade entre zero e 24 meses. A 32° etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada neste sábado (14) em Presidente Médice pelo governador Confúcio Moura que ressaltou a importância do setor para o agronegócio brasileiro.

Rondônia é o sétimo maior rebanho do país com mais de 12 milhões de animais e uma das maiores potências do país no ramo da pecuária sendo considerada a nova fronteira do agronegócio brasileiro, atraindo cada vez mais investimentos e com isso geração de emprego e renda para a população.

O estado conta hoje com 18 frigoríficos com inspeção federal e cinco com inspeção estadual, sendo responsáveis pelo abate de mais de dois milhões de animais por ano. São quase um bilhão de litros de leite processados anualmente em cerca de 50 laticínios com inspeção oficial em todo o estado.

Rondônia é o quarto maior exportador de carne e a oitava maior bacia leiteira do Brasil e o maior da região norte. O estado tem aproximadamente cem mil propriedades e mais de oitenta mil conciliam a criação de bovinos de corte e leite o que representa a maior fonte de renda para o produtor rural.

O agronegócio representa para o estado de Rondônia cerca de 40% do Produto Interno Bruno (PIB) estadual, sua vocação exportadora se consolida quando mais de 75% da produção são comercializados em outros estados brasileiros e também no exterior.

Rondônia foi declarada livre de febre aftosa com vacinação pela (OIE) em 2003 para manter status de área livre de febre aftosa é preciso continuar vacinando, disse o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), Marcelo Henrique Borges, que também ressaltou o compromisso do governo do estado em treinar e capacitar os servidores do Idaron.

Marcelo Borges também falou que antes eram realizadas quatro vacinações por ano, depois passou para duas e agora nesta primeira etapa do ano serão vacinados os animais com idade até dois anos, mas os produtores terão que comunicar todos os animais da propriedade e justificou que o órgão fará um banco de dados da cadeia produtiva animal e vegetal, esses dados serão usados pelo governo para novos investimentos no setor.

Os senadores Valdir Raup e Acir Gurgcz manifestaram preocupação em relação ao suposto monopólio da carne bovina no país, onde o produtor fica refém de um único grupo para vender seu produto. Os senadores afirmaram que já cobraram explicações do governo federal para resolver o problema.

O representante da vigilância sanitária da Bolívia, o médico veterinário, Walter Zabala também esteve presente no lançamento da campanha e agradeceu ao governador Confúcio Moura pela parceria que o estado de Rondônia mantém com seu país, “fazem sete anos que o estado de Rondônia realiza, por meio da vacinação dos animais dos produtores bolivianos que estão na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia” e disse que a meta do governo boliviano é de conseguir o status de área livre de febre aftosa, assim como o Brasil.

O governador Confúcio Moura iniciou sua fala fazendo reverencia aos governadores que o antecederam, pelo excelente trabalho que realizaram no setor de vigilância sanitária animal e afirmou que ele só caberia dar continuidade neste trabalho, por isso estava ali para fazer o lançamento da 32° etapa de combate a febre aftosa e ressaltou a parceria que existe entre produtores, servidores do Idaron e todos os segmentos do setor.

“Essa parceria tornou Rondônia em um estado forte no setor da agropecuária na agricultura no setor de serviços, mas queremos mais” afirmou o governador.

Confúcio disse que Rondônia é um estado modelo de reforma agrária que deu certo no país, “o que falta pra nós é tecnologia, o produtor não aguenta mais fazer serviço pesado, os tempos são outros e anunciou linhas de crédito a juro zero para os pequenos produtores adquirirem máquinas para suas propriedades”.

A 1° feira da Tecnologia de Rondônia acontece em Ji-Paraná no dia 26 de maio. O pequeno produtor poderá comprar equipamentos no valor de até R$ 50 mil a juros zero, as taxas de juros serão pagas pelo governo do estado, “é o Rondônia rural show, onde o show é o negócio” afirmou. O governador também anunciou que o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCs) dos servidores do Idaron será encaminhado essa semana para a Assembléia Legislativa do Estado aprovar.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?