O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Coordenação Regional de Educação (CRE) em Cerejeiras, iniciou nesta sexta-feira (8), a segunda edição do curso de formação continuada para gestores e supervisores escolares das redes estadual e municipal de ensino de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras.
A aula inaugural aconteceu às 8h, no auditório do Unopar. A coordenadora de educação de Cerejeiras e idealizadora do trabalho, professora Maria Ferreira, além de secretários municipais de educação, participou da abertura do evento. Para a coordenadora do projeto e formadora, Maria de Jesus Gaviraghi, que também integra o quadro de formadores da CRE, a formação atenderá cerca de 50 cursistas, sendo que 33 serão da rede estadual de ensino e os demais da municipal.
Temas como o papel do gestor e do supervisor escolar na educação atual; formação de docente no chão da escola: o papel da equipe gestora; o papel do supervisor como parceiro pedagógico do professor: acompanhamento na sala de aula, registro, avaliação e feedback, entre outros estarão em discussão.
O curso, segundo a responsável pelo trabalho, foi montado no formato semi-presencial, tendo carga-horária de 200 horas com encontros mensais de oito horas e presenciais.
Os conteúdos, que fazem parte da grade curricular, foram apontados pelo público-alvo por ocasião do diagnóstico realizado pela equipe de formação da CRE no final do ano passado.
A formadora Maria de Jesus explica ainda que, em sua segunda edição, o curso deste ano acontece de março a dezembro, com uma ementa flexível. O trabalho é mais uma ação do Governo da Cooperação, que trabalha o projeto Educação de Cara Nova em Rondônia.
EDUCAÇÃO DE CARA NOVA
Sobre a iniciativa do curso para atender os profissionais do Cone Sul, o Governo da Cooperação, por determinação do governador Confúcio Moura, tem se empenhado em desenvolver ações que fortalecem o projeto Educação de Cara Nova, que, no caso das formações continuadas, trabalha as necessidades imediatas e reais experimentadas pelos profissionais de educação que estão em contato direto com as situações de ensino-aprendizagem dos educandos.
Na abertura do trabalho, a formadora Maria de Jesus, lembrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, destacando a importância da data e homenageando as profissionais de educação presentes na abertura do curso.
Texto: Eraldo Erick – Assessoria Seduc
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM