Guajará-Mirim começou a receber os primeiros metros de capa asfáltica de um total de 10 quilômetros de ruas que serão pavimentadas na cidade pelo Governo do Estado. Até a manhã desta sexta-feira (28) a equipe formada por servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) havia lançado 500 metros de asfalto.
A rua Dom Xavier, com cerca de 100 metros, foi a primeira a receber a capa asfáltica. Agora a pavimentação é executada na rua Seringueiras e na próxima semana será lançada na rua Aluízio Ferreira. Os engenheiros-fiscais Moisés Bennesby e Cláudio Fialho disseram que o maquinário está ajustado e a equipe treinada. A partir da próxima semana o objetivo é lançar pelo menos 300 metros de asfalto por dia. O único problema, disseram os fiscais, é que está chovendo bastante na região.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, explica que, dos 10 quilômetros de ruas que serão pavimentados, 4 km estão com base pronta para receber o asfalto.
Conforme o cronograma de trabalho, a ideia é pavimentar até o final do ano estes quatro quilômetros de ruas que já estão com a terraplanagem pronta. “O governador Confúcio Moura começa a deixar sua marca. Ele prometeu trabalhar em parceria com os municípios e deu início a esta ideologia logo nos primeiros dias de mandato. Agora o trabalho começa a aparecer”, frisa Mosquini, lembrando que os municípios de Ouro Preto, Ji-Paraná, Ariquemes, Jaru, Alto Alegre são contemplados com asfalto urbano lançado pelo governador Confúcio.
Histórico
Lúcio Mosquini afirma que o asfalto urbano por administração direta (por servidores e equipamentos próprios) entra para história de Rondônia. Governos anteriores fizeram asfalto urbano, mas, por meio de empresas contratadas e, na maioria das vezes, com recursos federais. “Compramos uma usina de asfalto, uma vibroacabadora (máquina de fazer asfalto), entre outros equipamentos. Investimos e a população recebe os benefícios”, declara.
Economia
O diretor cita a economia como um dos fatores de maior importância quando se fala em obras executas por administração direta. Enquanto uma empresa cobraria cerca de R$ 350 mil por um quilômetro de asfalto urbano, o DER faz com servidores próprios ao custo estimado de R$ 170 mil.
Valorização
Mosquini destaca que Guajara-Mirim é um dos pontos turísticos do Estado e que a cidade precisava ser valorizada. “Dez quilômetros de asfalto deixarão a cidade mais bonita e a população vai perceber a valorização de seus imóveis”, complementa.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/hojerondonia.com.