O número de casos de dengue registrados em Guajará-Mirim nos últimos meses do ano de 2012 foi bem maior do que as notificações feitas em 2011. Não diferente o único Hospital público no município recebeu um número elevado de pacientes com suspeitas de dengue.
Os dados fornecidos pela diretora do Hospital Regional, Creuza Matos, apontam um grande surto da contaminação do mosquito transmissor da doença onde em novembro de 2012 atenderam 450 pessoas com suspeitas de dengue. Ainda no pronto socorro em dezembro do ano passado foram atendidas 1.100 pessoas em média, enquanto nos primeiros dias do ano o número de pacientes com suspeitas de dengue ultrapassam a quantia de 50 atendimentos.
Dois médicos plantonistas, além de um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagens no atendem diariamente Hospital Regional, assim como é aplicado um soro com complexo vitamínico aos pacientes com suspeitas de dengue, além de dipirona, conforme relata a diretora Creuza Matos. “Em 2010 o número de suspeitas de dengue no HP foi bem inferior, em 2011 não foi diferente, já em 2012 houve um grande número de pacientes atendidos com notificação da dengue”, acrescentou a diretora.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (NUVEPA) informou dados onde em novembro de 2012 houveram registros de 88 notificações de casos de dengue, sendo que destes apenas 04 foram confirmados, e 84 casos ainda estão sem resultado. Os bairros com maior registro de casos, ainda no mês de novembro apontam o Santa Luzia com 15 suspeitas, em segundo lugar o bairro Jardim das Esmeraldas com 14 casos, Tamandaré e Liberdade, respectivamente, 13 e 11 casos apontados de suspeitas. Destes números os bairros confirmados são: Santa Luzia com 02, Nossa Senhora de Fátima e bairro Serraria com 01.
Ainda de acordo com o NUVEPA em 2011 houveram 537 casos de suspeita de dengue, sendo 517 na área urbana e 16 na área rural, positivo houveram apenas 11, sendo 43 dos suspeitos descartáveis e dos 447 inclusivos.
O chefe do NUVEPA, Everaldo Pereira Rodrigues, que tomou recentemente posse, confirmou que tão logo o Núcleo estará desenvolvendo uma grande mobilização no município no combate a dengue e espera desde já contar com o apoio da comunidade na eliminação de focos de dengue em quintais e vias públicas da cidade.
OMAMORE.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM