Temas como saúde, educação e jogos escolares foram debatidos…
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Valter Araújo (PTB) participou na manhã desta segunda-feira (8) de uma audiência pública sobre gestão democrática, juntamente com as deputadas Epifânia Barbosa (PT) e Ana da 8 (PT do B). O presidente está participando de vários eventos, visitas e reuniões na cidade de Guajará-Mirim, eventos estes que antecedem a Assembleia Itinerante, reunião ordinária que ocorre na terça-feira (9) naquele município.
Dois dos temas geradores de discussões é a situação da educação e da saúde, que passa por momento grave na “Pérola do Mamoré”, de acordo com avaliação do próprio presidente da Ale. Outro tema discutido foi o cancelamento dos jogos escolares de Rondônia pelo governo do Estado.
Para o deputado Valter, ainda dá tempo para realizar os jogos, pelo menos nas categorias juvenis, para que alunos que se prepararam nos jogos escolares de seus municípios não vejam suas aspirações frustradas. Pior foi a justificativa do governo de que os resultados obtidos pelos alunos são pífios. Para ele os resultados são do tamanho do investimento e do planejamento, não sendo admissível em véspera de eventos esportivos mundiais no país, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo Rondônia cancelar seus jogos escolares.
Sobre a questão educacional o deputado defendeu a valorização dos trabalhadores em educação. Para ele, tão importante quarto a infraestrutura está a valorização e a qualificação profissional de professores e gestores educacionais, e que estes temas devem ser geradores de discussões para que mudanças ocorram no modelo educacional do Estado.
O presidente da Ale destacou que é grave a situação do setor de saúde em Guajará-Mirim e que é preciso uma mobilização imediata para que ela seja melhorada. Os deputados destinaram R$ 5 milhões de recursos em emendas contigenciadas para que o governo do Estado invista na reestruturação do setor de saúde de Guajará, o fato, porém de a prefeitura estar inscrita no Cadin (cadastro de inadimplência), impede que o município receba recursos por meio de convênios.
A solução, segundo o presidente Valter Araújo, é o governo do Estado assumir o hospital regional e a reforma da maternidade, uma vez que a inadimplência do município beira a quantia de R$ 1.5 milhão. “A estrutura tem que ser repassada para o Estado para que haja investimentos para garantir uma melhora na saúde do município, com a recuperação do postos de saúde, do hospital e da maternidade”, disse.
O deputado também apontou como solução a transferência de recursos para entidades, que atuam na área de saúde por meio de convênios, para que os investimentos sejam realizados porque a população não pode esperar que a prefeitura resolva sua situação de inadimplência para ter direito à saúde.
Ainda pela manhã o deputado participou de entrevista na Rádio Educadora no programa Tribuna do Povo, comandado pelo radialista Ronie Barros onde debateu os mesmos problemas. Ele conheceu na tarde de segunda-feira (8) a estrutura da maternidade e do Hospital Regional do município em companhia das deputadas Ana da 08 e Epifânia Barbosa.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA :
Autor: Vitor Paniágua:
Hojerondonia: