O rapaz relatou ter subido em uma árvore para fugir do ataque de uma onça. “Ele se machucou muito subindo na árvore e a onça ficou tentando subir, e ficou por várias horas trepado…
Um jovem de 25 anos foi resgatado nesta quinta-feira (16) na Mata de Guarajá-Mirim, em Rondônia, após passar seis dias perdido, a 350 km de Porto Velho. Segundo as equipes de resgate, o jovem ficou sem alimento, bebeu água da chuva e chegou a passar horas em cima de uma árvore para fugir do ataque de uma onça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem foi encontrado na mata debilitado, desidratado e com muitos ferimentos no pé. Equipes do Exército e da Polícia Militar também auxiliaram nas buscas, aproximadamente 50 homens ao todo.
O rapaz relatou ter se perdido depois que saiu para buscar o almoço por volta das 11h de domingo. Ele estava de visita na casa do avô e não conhecia a região. No percurso, correu atrás de um porco do mato e, quando conseguiu capturá-lo, atirando com a espingarda, se distraiu e perdeu o caminho de volta.
Em um dos dias, conta major Nivaldo, comandante da equipe de bombeiros que fez o resgate, o rapaz relatou ter subido em uma árvore para fugir do ataque de uma onça. “Ele se machucou muito subindo na árvore e a onça ficou tentando subir, e ficou por várias horas trepado. A onça veio devido ao cheiro do porco”, afirmou.
De acordo com o sargento Gilmar Nunes de Oliveira, comandante do grupamento da Polícia Ambiental de Guajará-Mirim, o jovem foi resgatado por volta de 9h30 desta quinta. Ele havia perdido a espingarda, o boné e um dos tênis que calçava quando saiu da casa do avô.
“Ele informou que não se alimentou de nada, bebeu água em função da chuva intensa na região, passou bastante fome, não chegou a se alimentar”, disse o sargento. “É de Guajará-Mirim, mas não tem experiência alguma de andar na floresta”, afirmou.
A mata, segundo Nivaldo, é fechada e cercada por um rio e áreas de charco, pantanosas. A família comunicou o desaparecimento depois de ter encontrado uma canoa que o rapaz deveria ter usado para atravessar o rio abandonada.
O jovem foi encontrado por um morador da região a cerca de 5 quilômetros do local de onde havia sumido. Ele foi levado para o hospital regional e já foi liberado.