Hemocentro de Vilhena recebe doação de máquina

Em conseqüência de um acordo judicial, o Ministério Público do Trabalho doou ao Hemocentro Regional de Vilhena uma máquina centrífuga refrigerada, avaliada em R$ 400 mil. O equipamento serve para separar a parte líquida do sangue, serviço que era feito só em Porto Velho e atenderá a demanda de todo o cone sul de nosso Estado, informa o presidente da Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), Ted Wilson.

O presidente visitou na última semana os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras e Cabixi, entregando equipamentos de informática, suprimentos e outros. Disse estar aguardando da Prefeitura a doação de um terreno em Colorado do Oeste, para a construção do Hemocentro da cidade, vez que o existente ocupa um pequeno espaço, impossibilitando melhorias para uma maior coleta de sangue e ampliação dos serviços, disse Ted.

Campanha de doação

Neste sábado (11) a unidade móvel de coleta de sangue sairá de Porto Velho com destino ao município de Extrema, para captar doações e no dia 16 estará em Cerejeiras. A previsão é de coletar 200 bolsas (100 em cada município), conforme calendário já definido para o mês em outras regiões. O sangue coletado será encaminhado para as regionais de Porto Velho e Vilhena, e ficará a disposição no sistema on-line para qualquer cidade do Estado, afirma Ricardo Rodrigues titular da Sesau.

O presidente Ted Wilson falou da importância da doação recebida do Ministério Público, pois com a instalação da máquina, o usuário do sistema único de saúde, internado em qualquer hospital no Estado, principalmente no cone sul, será atendido com maior rapidez.

O secretário de Saúde, Ricardo Rodrigues, disse que o ato de doar a máquina do Ministério Público do Trabalho, reforça ainda mais a parceria a Fhemeron e ajuda a promover maior agilidade no fornecimento do bem precioso que salva vidas.

FONTE/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?