Hermínio Coelho fala das ações administrativas da ALE e da Comissão Processante Temporária

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), ao conceder entrevista ao vivo, na manhã de sábado (24), ao programa Jornal Maior, da Rede TV! Rondônia, comandado pela jornalista Yonara Werry, disse que vem administrando a Casa de Leis com simplicidade e transparência, zelando pelo erário e pensando no melhor para Rondônia e para a população. Garantiu que a Comissão Processante Temporária, que apura possível quebra de decoro parlamentar de deputados investigados pela Operação Termópilas, está atuando com autonomia e responsabilidade e que dará a resposta ao anseio popular.

Ao ser questionado sobre os últimos acontecimentos envolvendo parlamentares, Hermínio Coelho foi taxativo: “enquanto eu estiver à frente da presidência, a Assembleia Legislativa não será notícia na mídia nacional por conduta errônea de seu administrador maior. Prezo pela aplicação correta do erário. Além disso, a Assembleia tem como função principal legislar para todos e fiscalizar as ações governamentais. A Assembleia tem que dar bons exemplos para cobrar dos demais Poderes”. Hermínio falou que o trabalho ora desenvolvido está caminhando bem “porque respeito o pensamento de cada deputado. O trabalho é bom porque o respeito é mútuo”.

O presidente em exercício comentou que, desde que assumiu a direção da Assembleia Legislativa, não encontrou problema na parte administrativa. Observou que tudo vinha caminhando dentro da norma e que só suspendeu a contratação de segurança armada por entender que não há necessidade desse serviço no Parlamento Estadual, já que a Assembleia conta com assessoria militar e polícia legislativa. “Com relação aos servidores, já melhorei a situação de trabalho e financeira dos funcionários efetivos e estou corrigindo a dos comissionados. A valorização de todos faz parte do meu modo de pensar e agir. Tudo está acontecendo ao seu tempo”, asseverou Hermínio Coelho.

Sobre a atuação da Comissão Processante Temporária, que apura possível quebra de decoro parlamentar de deputados investigados pela Operação Termópilas, Hermínio Coelho reiterou que há autonomia de trabalho. No entanto, voltou a lamentar o posicionamento do deputado Ribamar Araújo (PT), que renunciou ao cargo na Comissão, pois entende que o parlamentar poderia contribuir em muito na apuração dos fatos. Disse que a população terá a resposta na hora certa e que cada caso é um caso. Cada parlamentar será julgado dentro do que está sendo acusado. Todos terão o amplo direito de defesa, obedecidos prazos estabelecidos pelo Código de Ética da Câmara dos Deputados, norma que está sendo utilizada porque a Assembleia Legislativa de Rondônia ainda não possui o seu próprio Código. “Sei que não é fácil punir colega, mas a Comissão dará a resposta à sociedade”, observou.

Na comparação da atuação dos Poderes, Hermínio Coelho destacou o Ministério Público e Judiciário de Rondônia. “Esses dois órgãos têm dado bons exemplos em nível nacional. Já o Executivo e o Legislativo, nos últimos tempos, têm dado maus exemplos. Isso precisa mudar, em relação a nós políticos. Tudo depende da resposta que a Comissão Processante Temporária dará. A partir daí, a população voltará a acreditar e seguiremos resgatando a imagem da Assembleia e cobrando mais firme atitudes do Executivo, que é o maior responsável por tudo que aconteceu. O trabalho que a Comissão Processante Temporária está fazendo é o divisor de águas. Não tenho dúvida disso porque ouço isso por onde passo. A população está atenta a tudo”, completou o presidente em exercício, deputado Hermínio Coelho.

Carlos Neves.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?