O deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) se manteve como o único pré-candidato do seu partido à prefeitura da Capital, em encontro realizado na noite do último sábado (2), na Câmara dos Vereadores, onde os filiados lotaram as galerias. O outro pré-candidato era Guilherme Erse, que abriu mão da pretensão em favor de Hermínio…
Hermínio Coelho teceu duras críticas ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), citando principalmente a péssima qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus e de coleta de lixo, no caso a Marquise. Ele lembrou que os empresários ganham milhões de reais, mas não atendem a população como deveriam.
Ele também reclamou da falta de planejamento nas ruas da Capital. Para o pré-candidato, é preciso pensar no futuro e começar a preparar a cidade para a instalação de metrôs. “Hoje contamos com ônibus que podem ser comparados a carroças. Vamos buscar dinheiro para melhorar a cidade com responsabilidade”, afirmou.
Guilherme Erse disse que só havia colocado seu nome à disposição do partido para ser pré-candidato à prefeitura porque existia a possibilidade de Hermínio não querer participar da disputa. “Mas como eu vi que ele está disposto a manter a pré-candidatura, retiro minha pretensão e passo a apoiar o nosso deputado”, acrescentou.
Ele disse que merece elogios a forma como Hermínio Coelho está conduzindo os trabalhos na Assembleia Legislativa, destacando a decisão de cassar o mandato de um deputado a afastar outros seis. “Foi uma decisão corajosa. Enquanto Hermínio administrava aquela situação as coisas caminhavam no partido. Por isso eu havia colocado meu nome à disposição”, justificou.
Guilherme Erse afirmou que a pré-candidata do PT terá muita dificuldade na campanha, porque não terá como explicar as poucas obras executadas com recursos próprios. “O empresa de publicidade que cuidado do marketing da prefeitura é muito boa. Tira leite de pedra. Coloca as obras feitas com recursos de contrapartida das usinas como se fosse trabalho do prefeito”, acrescentou.
O presidente do diretório regional do PSD, deputado federal Moreira Mendes, mostrou uma lista de argumentos que havia preparado, para convencer Hermínio Coelho a ser o único pré-candidato do partido à prefeitura da Capital. “Ainda bem que não foi preciso. Ele aceitou logo a incumbencia, para minha alegria”, destacou.
Moreira Mendes lembrou que recebeu há alguns meses um recado de Hermínio Coelho, que queria conversar sobre o PSD. Ele explicou que demorou a acreditar que o deputado deixaria o PT. “Na conversa perguntei o que ele queria. Hermínio me disse que desejava colocar o nome à disposição do partido para concorrer à prefeitura. Concordei imediatamente”, contou.
O deputado federal Moreira Mendes adiantou que durante a conversa assegurou que Hermínio Coelho seria o presidente do diretório municipal do PSD, para que pudesse ajudar a estruturar o partido. “Eu indiquei o nome do Guilherme e mais um outro, somente. É Hermínio que cuida da legenda em Porto Velho”, detalhou.
Diversas lideranças de outros partidos participaram do encontro do PSD. O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Eduardo Rodrigues (PV) defendeu a continuidade da aliança que vem sendo discutida entre seu partido, o PSD e o PSDB, e também reconheceu que o nome do presidente da Assembleia Legislativa é bom. O presidente do diretório regional do PV, deputado Lindomar Garçom, disse que o acordo entre seu partido e o PSD está firme e deve ser respeitado.
O sindicalista Francisco Batista Pantera falou em nome do PC do B. Ele afirmou que o partido está discutindo com o PSD uma possível coligação. De acordo com Pantera, esse é um momento decisivo para Porto Velho, porque será escolhido quem administrará de 2013 a 2016 uma cidade que está crescendo muito. “Se Hermínio vencer a eleição tenho certeza que ele terá condições de transformar Porto Velho em uma cidade mais justa e desenvolvida, atendendo a população”, disse Pantera.
O ex-vereador Kruger Darwich disse que a população precisa de um prefeito disposto a mudar a forma como a cidade é administrada. Ele afirmou que está difícil viver na cidade, devido a falta de estrutura, como esgoto, por exemplo. “Isso é inadmissível em se tratando de um município que vai completar cem anos”, afirmou.
O jornalista Sued Pinheiro disse que a seriedade do presidente da Assembleia Legislativa pode ser comprovada. “As pessoas estão cansadas dessa farsa de dizer que Porto Velho está uma cidade maravilhosa. Precisamos de um prefeito que possa melhorar o município, para dar uma vida digna à população”, acrescentou.
Diversos pré-candidatos a vereador se pronunciaram, exigindo mudanças em Porto Velho. Um deles foi Irimar Inajosa, o Bira. “Antes eu odiava política, mas depois que conheci o deputado Hermínio, minha opinião mudou. Vi que há políticos sérios. Hoje a cidade está jogada às traças. Precisamos de alguém como Hermínio na prefeitura”, acrescentou.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.