Hospital infantil ganhará laboratório

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) possibilitará a partir de segunda-feira (19), a realização de testes de triagem rápidos para hepatite B, Hepatite C, HIV e pesquisas de plasmodium (malária) no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), na capital.

“O hospital contará ainda com o auxílio de dois servidores da Semusa, especializados no diagnóstico de malária, o que agilizará o atendimento, melhorando a qualidade do serviço prestado na unidade de saúde estadual”, afirmou o diretor Nilson Paniágua.

Exame de saúde

Essas doenças, a exceção da malária, são classificadas como infecto-contagiosas e necessitam de confirmação de diagnóstico através de um segundo exame, procedimento este que é realizado pela prefeitura tendo que, em muitos casos, os pacientes serem encaminhados aos postos de saúde municipais para confirmação do resultado.

Com a parceria, uma sala dentro da unidade de saúde, que antes era o descanso dos funcionários, em um ato de conscientização e comprometimento foi disponibilizada para os atendimentos laboratoriais.

O secretário municipal de Saúde Williames Pimentel forneceu equipamentos, kits laboratoriais e capacitação para os profissionais do hospital, além de medicamentos para malária que serão entregues às mães dos pequenos pacientes.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.

(Reprodução autorizada mediante citação de REDAÇÃO/HOJERONDONIA).





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?