HOSPITAL REGIONAL RECEBE EQUIPAMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE NEUROCIRURGIAS

A Prefeitura de Vilhena dando sequência aos investimentos na saúde, como capacitação dos profissionais da saúde, aquisições de novos equipamentos, reforma na parte externa e interna do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, reforma e ampliação em todas as Unidades Básicas de Saúde, agora conta com equipamentos para neurocirurgias.

A Secretaria Municipal de Saúde – Semusa adquiriu para o Hospital Regional instrumentais cirúrgicos para realização de cirurgias neurológicas de alta complexidade. A entrega foi realizada pelo Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, ao diretor do hospital Adilson Rodrigues, e aos neurocirurgiões, Sérgio Belém e Claudio Cruz, e a diretora técnica administrativa, Sandramar Lemes, na tarde de terça-feira 23.

De acordo com o neurologista, Claudio Cruz, sem esse material o hospital era obrigado a encaminhar os pacientes para outras unidades, acarretando mais gastos ao município com a locomoção. “Eu e neurologista Sérgio Belém, já víamos fazendo essas cirurgias. De junho de 2011 a junho de 2012, realizamos 105 cirurgias neurológicas no Hospital Regional. Mas os equipamentos utilizados eram de uso particular do Sergio Belém, agora utilizaremos os equipamentos do próprio hospital, isso significa um avanço para os tratamentos de alta complexidade. Praticamente não encaminhamos mais esses tipos de casos para fora do município, salvo os casos que precisam ir para Barretos”, salientou o neurologista Claudio Cruz.

Cruz ainda falou que, em média duas cirurgias são realizadas por semana, o grande volume é decorrente de acidentes de trânsito com fraturas no crânio, seguido de doenças da coluna e tumores no cérebro.

O secretário Vivaldo, explicou que os equipamentos para cirurgias neurológicas foram adquiridos com recursos próprios. “O alvo do prefeito Zé Rover é fortalecer as ações do Hospital Regional. O próprio prefeito tem buscado em Brasília junto ao Ministério da Saúde o credenciamento para recebermos os recursos para as cirurgias de alta complexidade. Essa é mais uma vitória para as neurocirurgias em Vilhena. Esse é um dos motivos pelo qual o Hospital recebeu esses equipamentos que são de última geração, de inox e aço escovado, matérias de longa durabilidade”, explicou Vivaldo.

Segue a relação de alguns dos equipamentos adquiridos com recursos próprios: conjunto de presilhas do Mayfield, afastador intervertebral, passador de serra de Gigli 30 cm, serra Gigli 40 cm, descolador penfield nº 3, trépano de Hudson, af farabeuf 13 mm, ponta de aspirador frazier Haste 16 cm, pinças de diversos tamanhos e funções e muitos outros instrumentos fundamentais para realização das neurocirurgias.

Semcom

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?