Quilombo


Hubee abre programação anual debatendo inovação


Parceria do ensino superior marcou esse momento de construção de soluções coletivas, com a presença da Favoo, UNIR, Uninassau e IFRO: desafios contemporâneos foram o foco dos debates

O Hubee, hub de inovação das cooperativas Sicoob Credisul e Favoo inaugurou, na última quarta-feira, o Hubee Inspira, braço operacional que será responsável pela organização e execução dos programas de inovação aberta que vão acontecer periodicamente em Vilhena, tais quais desafios, hackatons, jornadas e laboratórios de criatividade.
O primeiro evento do ano do Hubee Inspira foi o mini workshop intitulado “Tendências de Inovação 2026: caminhos práticos para quem constrói agora”. O evento reuniu 56 participantes, entre estudantes, profissionais, empreendedores, representantes de startups, do mundo acadêmico e de instituições parceiras.

“Mais do que um evento pontual, o Hubee Inspira nasce como um veículo contínuo de conteúdo e encontros, com o objetivo de aproximar educação, mercado, tecnologia e comunidade, estimulando uma cultura de inovação conectada à realidade local”, explica a comunity manager do Hubee, Rayssa Fortes Lopes.

A programação foi conduzida por Alexandre Mori, mentor de startups e negócios de impacto. Na opinião dele, o evento evidenciou a empolgação do ecossistema regional: “Houve muita participação, diálogo qualificado e, principalmente, um forte sentimento de urgência e autorresponsabilidade para promover mudanças reais”, destacou.

A iniciativa contou com o apoio e participação também da Sicoob Credisul, mantenedora do Hubee, além de parceiros de outras instituições de ensino, como IFRO, UNINASSAU e UNIR, reforçando a integração entre educação, inovação e desenvolvimento regional.
O diretor da UNINASSAU Vilhena, Gustavo Gastardelli de Oliveira Fontes, ressaltou o ambiente e a proposta do encontro: “Fui muito bem recebido em um ambiente alegre, inovador e repleto de pessoas com vontade de inovar. Saio feliz, com aprendizado e com vontade de contribuir para o sucesso do Hubee”, afirmou.

“O evento ampliou a visão sobre o papel da pesquisa e da inovação no desenvolvimento regional, fortalecendo conexões entre instituições, pesquisadores e o setor de serviços. A parceria entre a UNIR e o Hubee representa um marco estratégico para consolidar ações em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, conectando o conhecimento acadêmico aos desafios reais do mercado e ampliando o impacto científico, tecnológico e social no Cone Sul de Rondônia”, afirma Claudemir da Silva Paula, diretor da Unir/Vilhena.

Para Akira Ishigami, da startup Nexla, o encontro contribuiu para aprofundar o entendimento sobre os diferentes modelos de negócios inovadores. “Acredito que iniciativas como essa podem transformar a cidade de forma sustentável e contínua”, afirmou.
Na ocasião os participantes se debruçaram, como exercício prático, sob um desafio real de um case trazido pela Sicoob Credisul. Houve a contextualização do problema, e lançado o desafio que irá exigir uma solução em produto ou serviço. O edital será lançado em fevereiro, e será aberto ao público.

“Ao investir e participar ativamente desse ecossistema, a cooperativa reforça sua missão de impulsionar iniciativas que geram valor para os cooperados, para os empreendedores e para a sociedade, contribuindo para a construção de um futuro mais inovador, colaborativo e próspero”, diz Tiago Sartori, superintendente de estratégia e inovação da Sicoob Credisul.
A prefeitura de Vilhena também esteve representada no evento por Eduardo dos Santos, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SEMTIC): “Ver representantes de ICTs, empreendedores, alunos, setor público e instituições estratégicas juntos evidencia o impacto que essa iniciativa pode gerar para o nosso ecossistema”, declarou.

A abertura do calendário 2026 do Hubee Inspira aposta na parceria como base de construção de um ambiente inovador e conectado aos desafios contemporâneos. “A proposta é que novos encontros sejam realizados ao longo de 2026, agregando agentes e parceiros, ampliando o alcance das discussões e fortalecendo ainda mais a cultura de inovação em Vilhena e região”, explica Vitor de Medeiros Marçal, diretor da Favoo.
Legenda1: Representantes das Instituições de ensino, os diretores Gustavo Gastardelli da Uninassau, Vitor Marçal da Favoo, e Claudemir da Silva da UNIR e o professor Wesden de Almeida do IFRO: evento marca parceria na busca de soluções inovadoras

Sobre a Favoo, uma cooperativa educacional

Fundada em 2006, a Cooperativa Educacional de Vilhena é mantenedora da escola e da faculdade Favoo, com mais de 1.100 alunos. Desde 2019 é campeã no Enem no Estado e desde 2012 no município de Vilhena. A faculdade oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e direito, esse último com nota 5 no MEC. Devido ao formato de cooperativa, a instituição reinveste todo seu resultado financeiro em infra-estrutura e treinamento, o que garante o altíssimo nível de qualidade educacional e das instalações. Em parceria com a Sicoob Credisul a Favoo acaba de inaugurar um Hub que compõe a área de 60 mil metros quadrados das instalações.

Fonte:> Por Assessoria


spot_img
Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?