Fiscais da Agência Idaron de Corumbiara, realizaram a captura de morcegos Diaemus youngi, espécie considerada rara por especialistas. A captura ocorreu na fazenda Boa Vista, localizada a 75 km da cidade de Corumbiara, onde em 2009 foi registrado o ataque a pessoa pelo morcego hematófago.
Essa ação é continua na região, de acordo com os fiscais da Agência Idaron. Segundo eles, quando o produtor detecta a presença de morcegos em sua propriedade, avisa o Idaron, que envia técnicos para procederem à captura.
Foram capturados cinco Desmodus rotundus, que foram tratados com anticoagulante e sete Diaemus youngi, posteriormente soltos sem tratamento com anticoagulante. Dentre as três espécies de morcegos hematófagos existentes no Brasil, o Diaemus youngi é considerado o mais raro, não sendo permitida pelos órgãos ambientais a captura desses animais, que são protegidos por lei. Os morcegos dessa espécie apresentam a ponta das asas brancas e são popularmente chamados de morcegos-vampiros de asas-brancas.
O médico veterinário, Rafael Soares de Oliveira explica que essa espécie possui um par de glândulas de cheiro, localizadas bilateralmente no interior da boca. Embora tenha preferência por sangue de aves, a espécie também se alimenta do sangue de mamíferos. “O método seletivo da captura de Desmodus rotundus e do uso de substâncias anticoagulantes no dorso de exemplares que são soltos para retornarem ao abrigo e eliminarem a colônia,” esclarece o médico veterinário.
De acordo com os fiscais da Idaron, os métodos de controle utilizados é a vacinação dos animais domésticos, uma estratégia importante para o controle de raiva em herbívoros. Também é recomendado o cadastramento do local onde estão os refúgios, para melhorar a eficiência e eficácia dos métodos utilizados no seu controle.
Participou da ação os assistentes fiscais Natã Silva Amorim e Jacir Zeviescki, e o médico veterinário Rafael Soares.
AutorHojerondonia.com