VILHENA – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RO) está com inscrições abertas para o curso de eSocial, que inicia na próxima terça-feira (19.08), no Mirage Hotel, em Vilhena. Com 4 horas de duração o curso destina-se a empresários e gestores, visando esclarecer a operação do novo banco de dados trabalhista do Governo Federal. A ação pretende também revisar e alinhar as práticas e os processos das empresas com a legislação trabalhista, previdenciária e fiscal, evitando divergências ou atrasos nas informações.
“O eSocial vem facilitar a vida do empresário e do governo. Ele vai unificar as informações em um único documento, o que diminui o retrabalho e facilita o acesso aos dados da empresa. Ao invés de passar a mesma informação para diversos órgãos, um único documentos será gerado e partilhado automaticamente com os órgãos competentes, fortalecendo a fiscalização, a transparência nos processos e combatendo a sonegação”, afirma o superintendente do IEL, Elcimar Santiago.
Segundo Santiago, as empresas que descumprirem os prazos de adesão de informações ao eSocial serão multadas. “O IEL está preocupado em preparar as empresas para essa nova ferramenta, isso para evitar autuações e multas já que todas as empresas devem passar a utilizar o eSocial”, completa.
Além de Vilhena, a programação dos cursos se estenderá para mais seis municípios. Os cursos serão ministrados por representantes da Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho e Emprego. Para informações sobre o curso e investimentos, basta entrar em contato com o IEL por meio dos telefones (69) 3216-3498 ou 3216-3449.
Confira a Programação
19.08 – Vilhena – Mirage Hotel;
20.08 – Cacoal – Catuaí Hotel;
21.08 – Rolim de Moura – Ecos Hotel;
22.08 – Ji-Paraná – Larison Hotel;
25.08 – Jaru – Catuaí Hotel;
26.08 – Ariquemes – Valerius Hotel;
27.08 – Porto Velho – Salão de Convenções da Fiero;
29.08 – Guajará-Mirim – Associação Comercial, Industrial e Serviços.
eSocial
O projeto eSocial é desenvolvido e gerido conjuntamente por cinco órgãos do Governo Federal, sendo eles a Caixa Econômica Federal (CAIXA), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social (MPS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Receita Federal do Brasil (RFB).
O cadastro, que inicialmente funcionará como um webportal, abrangerá informações sobre todos os empregadores e empresas e as devidas informações trabalhistas, desde empregadores domésticos a grandes indústrias.
Munique Furtado
Assessoria de Imprensa
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM