O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira a segunda parcela do 13º para os segurados que recebem acima do salário mínimo (R$ 622). E os primeiros a receber serão os aposentados e pensionistas que possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando o dígito.
Todos os segurados que ganham acima do mínimo vão receber os recursos até sexta-feira, de acordo com o calendário de pagamento da Previdência Social.
O INSS diz que na folha de novembro serão gastos R$ 11,7 bilhões para o pagamento de décimo terceiro. Ao todo, 25,8 milhões de benefícios receberão a parcela do abono natalino.
Na segunda parcela do 13º, os segurados do INSS recebem o dinheiro com o desconto do Imposto de Renda. O desconto do Fisco é calculado considerando o valor total do 13º, já que a primeira parcela, paga com o benefício de agosto, não chegou com desconto do IR.
Aposentados com mais de 65 anos de idade pagam menos Imposto de Renda. No caso de quem se aposentou neste ano e recebe um auxílio-doença, o INSS calcula o benefício de forma proporcional, considerando os meses de recebimento do benefício neste ano.
Quem se aposentou a partir da segunda quinzena de agosto não conseguiu ter o adiantamento e, por isso, receberá a grana de uma vez só.
A recomendação de especialistas é que o segurado priorize o pagamento das dívidas para sair do vermelho. Depois, o ideal é guardar uma parte da grana extra para emergências.
Consulta
Os aposentados e pensionistas podem consultar o valor diretamente no extrato bancário. Outra opção é fazer a consulta no site da Previdência, onde estarão detalhados descontos como o do IR e de consignados.
INSS.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM