O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (IPERON), através da Equipe de Aposentadoria (PROGER), tem desenvolvido um trabalho criterioso e ágil no que diz respeito à Aposentadoria.
Francisco Lucas Gomes de Lucena, Marilena Marcolino de Souza e Caroline de Oliveira Moura, falam com propriedade do seu dia-a-dia no Instituto.
De acordo com o Assessor Jurídico Francisco Lucas, a Equipe trabalha com Concessão e Parecer de Revisão de Aposentadorias, Defesas Judiciais, Despachos Administrativos, Ofícios, Memorandos e atendimento ao público em geral.
“O objetivo principal é sempre a celeridade nas concessões de aposentadorias; geralmente as pessoas vêm em busca de informações sobre regras e sua melhor modalidade; instruímos quanto ao tempo que falta se tem que esperar etc.” Acrescenta Lucas.
Marilena Marcolino afirma que os processos que chegam à sala todo instruído, sem faltar nada, ficam prontos no mesmo dia.
A mesma adiciona quanto aos procedimentos para a Aposentadoria: O primeiro passo a ser dado é na própria secretaria de origem de servidor; o mesmo entra com o requerimento pedindo aposentadoria, a secretaria remete-o para a SEAD que vai instruir o processo e enviar para o IPERON, para emissão de Parecer.
Alguns têm dúvidas quanto à idade para aposentar-se, Marilena diz: Se for do sexo masculino, tem que ter 60 anos de idade e 35 de contribuição; se for feminino com 55 anos de idade e 30 de contribuição na regra geral está apto para a aposentadoria.
A servidora ainda dá a dica para que o servidor acesse o simulador de aposentadoria: www.cgu.gov.br/ Carolina Oliveira testemunha que entrou na Equipe quando estava cursando o segundo período de Direito, hoje, está no oitavo período e assegura que tem sido um grande aprendizado, que tem contado muito para enriquecer seu currículo.
Percebe-se que a agilidade faz parte da Equipe e priorizam pelo bom atendimento ao público. “Os servidores públicos do Estado de Rondônia, sempre que necessitarem dirimir eventuais dúvidas fiquem a vontade, aqui estamos para atendê-los”. Finaliza Francisco Lucas de Lucena.
Jêile Schwambach/Assessoria de Imprensa do IPERON/RO.
FOTO/WILMER G. BORGES.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.