Sentada diante do computador, com olhar fixo, sem titubear, a chefe de Equipe de Cadastro, Joquelane Magalhães Ribeiro, vai discorrendo sobre seu setor e afirma, “nossos olhos estão voltados para o Censo Previdenciário dos Aposentados e Pensionistas que realizar-se-á em 2012”.
A Equipe de Cadastro do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia-IPERON é composta pelas servidoras: Joquelane Magalhães Ribeiro, Sara Maria Dias, Rosalba de Oliveira Melo e Érica Francisca da Silva Araújo.
Segundo Joquelane, as tarefas no setor são diversificadas, fazem pesquisa no acervo documental no Arquivo do Instituto, trabalham com Averbação de Tempo de Serviço dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, Certidão de dependentes dos Aposentados, Pensionistas e outros e também trabalham com Inclusão e Exclusão de cadastros de dependentes.
Quando de se trata de Projetos futuros, a chefe de Equipe diz: “Estamos trabalhando no Censo Previdenciário 2012, treinando uma equipe de validadores no sistema SIPREV”.
Ainda de acordo com Joquelane, a Equipe almeja um maior espaço para o arquivo e que seja de preferência separado, ou seja, um espaço exclusivo para o documental dos servidores.
“Aproveito a oportunidade”, para fazer um apelo aos servidores público do Estado de Rondônia, que se interessem mais em conhecer sobre a importância do IPERON, visite-nos, procure conhecer os seus direitos, estamos disponíveis para tirar dúvidas, principalmente no que se refere aos dependentes; alguns não sabem quais são os seus direitos.
“Igualmente, é necessário atualizar os dados cadastrais para facilitar sua Pensão e outros; fica difícil quando chega algum processo pedindo informações e não temos os dados, às vezes, a carta volta por mudança de endereço”. Pontua Joquelane Ribeiro.
Rosalba acrescenta “Trabalhar com pessoas é um aprendizado, erramos, mas também aprendemos; com o tempo vamos vendo as coisas com carinho, com os olhos de Deus”.
A servidora Sara Maria Dias, segundo Joquelane “é um referencial”, já que tem 13 anos no Cadastro. “Tentamos fazer o melhor, fiz curso de Arquivista, trabalho diretamente com o Arquivo de Ativos, Aposentados e Pensionistas; tenho aprendido muito ao longo desses anos no setor”. E, sobre o recadastramento Sara adiciona: “O interessante desse Censo é que vai ser feito pelos funcionários do IPERON”.
Érica Francisca é novata no setor, “para mim tem sido lucrativo, tenho aprendido muito, estou tendo a oportunidade de colaborar com a Equipe de Cadastro”.
Jêile Schwambach/Assessoria de Imprensa do IPERON/RO.