IPERON sempre interagindo e buscando informar os servidores

Setor de Cadastro do Instituto de Previdência, expandindo informações..

A Gerente de Cadastro (GECAD), Universa Lagos, vem a público afirmar que a Gerência de Cadastro do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, está expandindo as informações para que alcance a todos os SEGURADOS do IPERON.

“É importante que o servidor mantenha sua vida funcional atualizada; é necessário averbar antecipadamente seu Tempo de Contribuição de outros regimes, ou seja: DO INSS, UNIÃO, MUNICIPAL OU ESATADUAL, para quando for requerer algum benefício o mesmo esteja com o cadastro em dias”. Ressalta a Gerente.

Devido constantemente o setor de cadastro emitir Certidão dos dependentes para subsidiar o Judiciário em processos judiciais e a Procuradoria Geral do Estado em processos administrativos, para garantir os direitos dos dependentes previdenciários é necessário manter os dados cadastrais atualizados.

Ex. Nascimento de um filho, trazer a Certidão de nascimento; certidão de Nascimento ou Certidão de casamento, declaração de união estável com reconhecimento e homologado na Vara da Fazenda Pública ou convivência marital com escritura pública. Caso o beneficiário venha se divorciar apresentar a Certidão com Averbação. Mudança de endereço trazer o Comprovante de residência atualizado. Portanto na hora de uma fatalidade, facilitará a concessão dos benefícios Previdenciários.

O Presidente Walter Silvano, tem se preocupado quanto à agilidade dos trabalhos no Instituto. “Nosso trabalho está sendo bem desenvolvido; para que haja mais celeridade é preciso que o servidor entenda os procedimentos corretos, principalmente no que se refere à Certidão de Tempo de Serviço e Certidão de Tempo de Contribuição”. Afirma Lagos.

Preocupada com o futuro dos servidores, dá algumas dicas:

Tudo se inicia no próprio órgão de origem do servidor; se for Executivo, dar entrada na Certidão de Tempo de Serviço na SEAD, na qual o pedido será transformado em Certidão de Tempo de Contribuição e a SEAD encaminhará o processo para o IPERON para homologação (Gerência de Cadastro), onde será emitida a Certidão de Tempo de Contribuição.

Nos outros poderes, o servidor dará entrada nos seus próprios Recursos Humanos. Entretanto, para que o Processo seja deferido, é necessário que o servidor quando for requerer a certidão informe qual a finalidade e o aproveitamento. Ex: no Regime Próprio de Previdência
Social/RPPS do Estado do Paraná, ou para o órgão e o Estado onde o servidor deseja averbar o referido tempo.

“Este ano, elaboramos um edital de convocação, justamente para beneficiários que tem processos parados aqui no Cadastro por falta dessas informações. Houve pouca procura, é necessário um maior interesse para que seja solucionado o problema”. Pontua Universa.

Na continuidade, afirma que para averbar tempo de serviço de outros regimes, os beneficiários devem trazer tudo nos moldes da Portaria n. 154/MPS/2008. Para um melhor entendimento quanto a Certidão de Tempo de Contribuição, ela somente será emitida para ex-servidores que sai de um regime para outro, ou seja, da União para o Estado ou município. Emite-se somente Certidão de Tempo de Serviço entre poderes, porque o servidor já é segurado obrigatório do IPERON.

Quando se fala em projetos futuros com Universa, prontamente responde: Estamos trabalhando no Projeto do Censo Previdenciário, que será realizado pelo Sistema de Previdência SIPREV/Gestão de RPPS. A intenção é que no futuro seja feito um Censo anualmente, na data de aniversário de cada segurado.

Roseana Maria B. Bezerra, Louizane Pereira da Silva e Maria Tereza F. da Rocha servidoras do IPERON, trabalharam alguns anos no Hospital João Paulo II, e foram convidadas pela gerente de cadastro com a autorização da Direção para regressarem ao Instituto.

“No primeiro momento do convite nos sentimos inseguras, pois tínhamos pouco conhecimento na área de Previdência; porém, a gerente nos transmitiu segurança e aceitamos o desafio; acreditamos que éramos capazes e hoje administramos muito bem o trabalho desenvolvido neste setor; somos as responsáveis em emitir as Certidões de Tempo de Contribuição”. Acrescentam Louizane e Tereza.

Roseana por sua vez diz que seu trabalho é secretariar a Gerente de Cadastro; “foi muito bom retornar a casa, pois já tinha trabalhado na Gerência administrativa do IPERON com a Universa, aqui no Cadastro interagimos com todos, tem sido um aprendizado para mim; considero o IPERON de muita importância para todos os servidores, nossa Equipe trabalha com a intenção sempre de esclarecer a todos quanto aos seus direitos. Temos bom relacionamento com o Cadastro da SEAD, que é de suma importância para o Instituto e constantemente estamos em contato com eles.

“Faz um mês que retornei ao IPERON, estou feliz, com boas expectativas e muita vontade de aprender”. Finaliza Amujacy Peres Farias.

Jêile Schwambach/Assessoria de Imprensa do IPERON/RO.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?