Jacy-Paraná em Rondônia: Comércio do sexo ao amanhecer

São dezenas de bordéis lotados de prostitutas que atendem trabalhadores das usinas do Madeira. Serviço prestado logo ao amanhecer do dia…

Rondônia:Apesar de ser um tema bastante polêmico a prostituição é uma profissão antiga, com exigibilidade de pagamento por serviço de natureza sexual. Apesar do preconceito, a sociedade tolera os que atuam neste ramo. Mas no distrito Jacy-Paraná, cerca de 96 quilômetros da capital Porto Velho, este serviço sexual começa a ser oferecido logo que amanhece o dia nos diversos prostubulos e bordéis que surgiram após o crescimento da população com a vinda de milhares de trabalhadores de outros estados com o início da construção das obras das Usinas do Rio Madeira.

São dezenas de bares e bordéis que surgiram do dia para a noite e mudaram a rotina dos moradores locais que reclamam da situação e pedem uma ação mais enérgica das autoridades policiais, pois a prostituição na localidade também acarretou outros sérios problemas sociais e de segurança.  Com o aumento do comércio do sexo na cidade para atender a demanda milhares de homens das obras das usinas (Com o envolvimento de menores que são aliciadas para trabalharem nos bódeis), agravaram-se outros problemas no distrito: O Tráfico e o consumo de entorpecentes, a criminalidade e violência.

Acostumados com uma cidade antes tranqüila e pacata, atualmente os moradores de Jacy-Paraná, reclamam da falta de ações mais enérgicas por parte das autoridades policiais, por causa do clima “pesado” e violento que se instalou na localidade, principalmente durante a noite e madrugada. “São de 10 a a15 ônibus que chegam na cidade durante o fim de semana, trazendo milhares de trabalhadores das usinas, que durante a semana, ficam trancados nos alojamentos dos canteiros de obras da Usina de Jirau”, relatou o administrador do distrito, Nilton Barbosa.

Adriana Soares, diretora do único posto de saúde de Jacy-Paraná, informou que o movimento nos prostíbulos começa a partir das 7 horas da manhã, quando a música alta de variados estilos, invade as ruas do distrito e as prostitutas começam a atender os primeiros clientes.

“Com as mudanças no distrito nos últimos três anos, é comum surgirem meninas de 10 a 12 anos grávidas. Como dizem aqui: As usinas vão deixar muitos herdeiros”, lamentou a diretora do posto de saúde.

Ruas tomadas por pessoas, som alto nos bares, transito desordenado, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que tornam as vias da cidade em banheiros públicos, prostituição, consumo de drogas e violência, são fatores negativos que tornaram o distrito Jacy- Paraná, uma cidade aparentemente sem Lei. É o que deixam transparecer as opiniões e reclamações dos antigos moradores da localidade, insatisfeitos e indignados com atual situação da localidade.

FOTO: DIARIO DA AMAZONIA:

Autor:  Rondoniadinamica :

Hojerondonia:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?