JARU: LATICÍNIO ITALAC PAGA MULTA DE 1,2 MILHÃO POR COMETER MAIS UM CRIME AMBIENTAL

Após a confirmação do pagamento integral da multa de R$ 1.200,000,00 (hum milhão e duzentos mil reais), imposta pela justiça ao Laticínio Italac pelos crimes ambientais cometidos pela empresa em 2005, aos Rios Jaru e Taribaiano, no distrito de Tarilândia, o Poder Judiciário da cidade de Jaru, julgou no último dia 06 junho, extinto o processo de nº  0053801-57.2005.8.22.0003.

A ação movida pelo Ministério Público de Rondônia, que teve sua  sentença proferida pelo juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Jaru, também chegou a arrolar em seus autos, o Município de Jaru e o Estado de Rondônia, uma vez que o MP entendeu que estes foram omissos ao crime ambiental, ao expedir a liberação de funcionamento a empresa irregular, e não fiscalizarem seus atos. Em decisão da Justiça, o Estado e o Município foram absolvidos do processo, e o laticínio condenado ao pagamento de multa para reparação dos danos ambientais cometidos.

O valor depositado em uma conta da Caixa Econômica Federal, denominada MP x Italac, atualmente é de R$ 1.374.974,75 (hum milhão, trezentos e setenta e quatro mil, novecentos e setenta e quatro reais e setenta e cinco centavos).

Na ação, o MP ressaltou que a mais de 10 anos vem reincidentemente notificando e cobrando adequações a empresa condenada, tendo inclusive apresentado durante o decorrer desta mesma ação, outro desastre ecológico que resultou em mortandade de diversas espécies de peixes, ocasionando um grave impacto ambiental.

Jaru Online

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?