O deputado Jesualdo Pires (PSB), em discurso da tribuna Assembleia Legislativa na tarde de terça-feira (8), alertou os demais parlamentares para o possível fim do voo na rota de Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Cuiabá (MT), que hoje é realizado pela empresa Trip. “Não podemos permitir isso porque, recentemente, aprovamos aqui nesta Casa projeto de lei que concede benefício na aquisição de querosene de avião a empresas que realizam voos regionais”, observou.
Jesualdo Pires anunciou que já conversou com o governador Confúcio Moura (PMDB), com o secretário de Finanças, Benedito Antônio Alves e, também, com o secretário adjunto, Wagner Luís de Souza, e com o diretor do DER, Lúcio Mosquini, para que tomem as providências quando da regulamentação da lei, evitando que a empresa Trip diminua voos nos municípios rondonienses. “Temos conhecimento de que a empresa de transporte aéreo até já pediu autorização da Anac para cancelar os voos de Ji-Paraná. Não tenho nada contra Cacoal, mas não podemos permitir a perda do voo consolidado de Ji-Paraná. O benefício concedido para a aquisição do querosene, que era de 25%, baixou para 3%. A empresa deveria sim era colocar voos na rota interligando Ji-Paraná com Porto Velho Ariquemes, Cacoal e Vilhena, não tirar o que já existe”, argumentou o parlamentar.
Na ocasião, o deputado Jean Oliveira (PSDB) informou que o benefício na aquisição de querosene de avião é para empresas que fazem voos regionais a, no mínimo, quatro cidades. “Toda e qualquer empresa que se beneficiar da isenção do imposto terá que cumprir voos para quatro cidades rondonienses. Se assim não o fizer, eu irei ao Ministério Público e ao Judiciário pedir providências para o cumprimento da norma aprovada pela Assembleia Legislativa”, assegurou o parlamentar.
Por fim, Jesualdo Pires fez questão de frisar que “avião não é meio de transporte para rico, mas uma necessidade de transporte para a população de uma forma geral. Então, vamos continuar defendendo esse transporte a toda população de Ji-Paraná, interligando a cidade de Ji-Paraná com os demais municípios rondonienses via aérea”, completou.
DECOM/ALE/RO/ Autor: Carlos Neves.
Fonte/hojerondonia.com.