JI-PARANÁ: DUPLICAÇÃO AVANÇA NA TRANSCONTINENTAL

A chuva que ocorreu neste fim de semana não comprometeu o cronograma de obras de duplicação da travessia urbana, em Ji-Paraná. A construtora Aterpa Martins ampliou as frentes de trabalho, com maquinários concentrados na avenida Transcontinental, próximo da cabeceira da ponte sobre o rio Machado. As obras de duplicação tiveram inicio no final de junho com recursos de R$ 68 milhões assegurados pelo senador Acir Gurgacz (PDT) junto ao Ministério dos Transportes. O projeto contempla dez quilômetros de extensão e construção de viadutos. No segundo distrito da cidade mais de 80% dos trabalhos foram concluídos.

Com o avanço das obras, os condutores que trafegam na BR-364, enfrentam congestionamento na BR e trânsito lento. Um verdadeiro teste de paciência para muitos motoristas. “Essa lentidão do trânsito, acredito que não seja provocada somente pelo andamento das obras, e sim por motoristas, que no anseio de ver a duplicação, reduzem a velocidade nesse trecho. É claro que precisamos de um pouco mais de fiscalização para que o trânsito flua melhor, principalmente no horário rush”, falou Rafael Abreu, acadêmico.

Na tentativa de fugir do desconforto, o Anel Viário esta sendo utilizado com maior frequência, cerca de 13 quilômetros distante da cidade. A movimentação foi intensa durante todo o dia, formação uma cortina de poeira e reduzindo a visibilidade dos condutores. Abusos como excesso de velocidade também foram registrados. Falta policiamento no setor. “já conheço essa rota pelo Anel Viário. É preciso que haja mais conscientização dos condutores sobre essa rota, no intuito de gerenciar o desafogar o tráfego de veículos no perímetro urbano da BR. Acredito que seja a única maneira de melhora a situação por aqui”, disse o caminhoneiro João Antônio.

As obras de duplicação da travessia urbana serão concluídas no mês de dezembro. Resta menos de 20% das obras para finalizar a pavimentação no segundo distrito. O plantio de gramas e a sinalização, estão na reta final. Segundo o encarregado geral da Obra, Alcino Palhares, a obra será concluída no prazo previsto. “Hoje nós estamos trabalhando aqui na avenida Transcontinental, mas contamos com frentes de trabalho no Dois de Abril e no Centro da Cidade. As obras por aqui devem durar uma semana no máximo, depois iremos para outra marginal e por fim a nivelação das pistas, com a remoção da malha asfáltica de BR-364 para construção de uma nova”, comentou Alcino.

REAPROVEITAMENTO

Com a duplicação da travessia, os blocos de concreto serão reaproveitados no estacionamento do Aeroporto Municipal, que atende vários municípios na região central do Estado. “Estamos felizes com essa parecia com a construtora Aterpa, que repassou esse material para que pudéssemos utiliza-lo no Aeroporto. Vamos com isso concluir as obras no estacionamento e melhorar a estrutura aeroportuária”, enfatizou Milton Crivelaro, presidente da Cooperativa de Credito (JiCred/CDL).

Na antiga praça da Vila Jotão, concentra a parte mais complexa da obra. São 88 bases de concreto envoltas com aço. Nesse trecho são 75 homens trabalhando, dois caminhões guinchos e um caminhão utilizado na perfuração do solo. Essa semana será finalizada as galerias e aplicada à segunda camada asfáltica nas obras do primeiro distrito. Aproximadamente 500 homens trabalham na duplicação travessia urbana.

FOTOS WILMER G. BORGES

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?