Objetivo é fortalecer a governança municipal colaborativa da educação infantil
A Prefeitura do município de Chupinguaia/RO; através da gestão do prefeito Dr. Wesley Araújo (PP), por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou nesta segunda-feira 02 de fevereiro de 2026, nas dependências da Escola Irmãs Juliana e Alini, a Jornada Pedagógica com os professores, coordenadores, diretores e equipe técnica para o início do ano letivo de 2026.

Estiveram presentes na Jornada Pedagógica, o vice-prefeito Eliezer Paraíso (PSD), representando ao prefeito Dr. Wesley Araújo, a chefe de gabinete Diana Bizi, Secretária Municipal de Educação Maria Cândida Gurgel, Secretário de Planejamento Jorge Antônio e professores das escolas municipais e estaduais.

A programação do evento contou com palestras em torno do tema Equidade na Educação e aprender juntos, respeitando as diferencias, o encontro reuniu professores. O objetivo é fortalecer a governança municipal colaborativa da educação infantil. A proposta é articular os diferentes níveis de governo e mobilizar os atores locais em torno da implementação de políticas públicas para essa etapa da educação básica, garantindo o alinhamento entre União, Estados e Município.

Durante o evento promovido a troca de experiências entre gestores municipais e estaduais, apresentando iniciativas e estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade e da equidade na oferta da educação infantil em todo o município.

Em seu discurso a secretária de educação Maria Cândida, o tema central da palestra foi “Metodologias Ativas: Caminhos para uma Aprendizagem Equitativa”, uma temática de grande importância para aqueles que desejam promover mudanças significativas na educação, contribuindo para a construção de um ambiente mais justo, inclusivo e acessível a todos.
O vice-prefeito Eliezer Paraíso, durante seu discurso, compartilhou suas experiências e reflexões acerca dos desafios e das possibilidades na prática pedagógica. Ele destacou a importância de ações que promovam a equidade e o acesso à educação de qualidade, além de apresentar propostas relacionadas a educação. Sua abordagem sensibilizou os presentes para a relevância desse documento na construção de uma educação mais democrática, fortalecendo a cidadania e a formação dos professores.
Fonte: Por Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa



















































