Os moradores dos municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, respectivamente, regiões acrianas do Alto Purus e Vale do Juruá, tiveram o calendário de atendimento do programa Justiça do Trabalho Itinerante antecipado de agosto para o período de 17 a 20 de julho de 2012.
O calendário foi antecipado para o início do chamado “verão amazônico”, de acordo com a coordenação do programa da Secretaria Judicial do Tribunal, por ser área de fronteira do Noroeste do Acre com a Bolívia e o Peru, e do grau de dificuldades de transporte que somente é possível por meio de embarcações rústicas ou aviões de pequeno porte que pousem em pistas curtas.
Com dez anos atendendo comunidades de difícil acesso nas circunscrições das Varas do Trabalho de Rondônia e Acre, o programa “Varas Itinerantes” é um dos canais responsáveis pela extensão dos serviços da Justiça do Trabalho a 100% dos municípios da jurisdição dos dois Estados.
Nos quatro dias de atendimento, os habitantes da região, a maioria descendentes de índios, poderão registrar reclamações trabalhistas nos postos que funcionarão nos Centros Integrados de Cidadania (CIC), à exceção de Santa Rosa do Purus, onde os atendimentos serão realizados na Câmara Municipal.
Dia 17 de julho, o atendimento será realizado das 8h às 18h, na Câmara Municipal de Santa Rosa do Purus, e nos três municípios nos CIC de Jordão, dia 18, em Marechal Thaumaturgo (19) e em Porto Walter (20).
Nos mesmos locais onde foram registradas as reclamações, serão realizadas as audiências. Em Santa Rosa do Purus, circunscrição da Vara do Trabalho de Sena Madureira, as audiências acontecerão dia 21 de agosto. Em Jordão, jurisdição da VT de Feijó (22/8); e em Marechal Thaumaturgo (23/8) e Porto Walter (24/8), circunscrição da VT de Cruzeiro do Sul.
Ponta do Abunã.
Na divisa do Acre com Rondônia, chamada de Ponta do Abunã, a equipe vai receber em agosto reclamações trabalhistas nos distritos de Jaci Paraná (13), União Bandeirantes (14), Nova Mutum Paraná (15), e em seguida no distrito de Triunfo (16), região de Candeias do Jamari.
OOBSERVADOR.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.