Durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta quarta-feira (15), o deputado estadual Luizinho Goebel (PV) enalteceu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que julgou improcedente a representação eleitoral movida contra o deputado estadual Valdivino Tucura (PRP)…
“Ficou provado que o deputado não cometeu nenhuma ilegalidade. A justiça foi feita e Tucura pode dar continuidade ao seu trabalho parlamentar com segurança e ainda mais responsabilidade e compromisso com a população”, disse Goebel.
Por seis votos a um, o TRE absolveu Tucura. Na mesma ação, foram absolvidos ainda o vereador de Cacoal, Toninho Masioli (PT) e a ex-prefeita de Cacoal e atual secretária adjunta da Seduc, Sueli Aragão (PMDB). A acusação é de que eles haviam participado da solenidade de inauguração do ginásio de esportes Senador Ronaldo Aragão.
“Isso comprova que o TRE tem nos seus quadros servidores capazes e que atuam com responsabilidade. São exemplos como esse que fortalecem a justiça e a democracia”, completou Luizinho.
Goebel foi aparteado por vários deputados, entre eles o deputado Eurípedes Lebrão (PTN), que elogiou a decisão do TRE e o trabalho do deputado Tucura. “Nada pode superar a verdade e a Justiça fez o seu papel com responsabilidade, assegurando a inocência do deputado Tucura e restabelecendo a verdade”, declarou.
O deputado Neodi Carlos (PSDC) disse em aparte que o excesso de restrição aos candidatos e as inúmeras leis que são implantadas a cada eleição, ocorrem porque o Congresso Nacional não vota lei específica. “Falta o Congresso fazer a sua parte e acabar com essa insegurança jurídica, esse número de regras criadas a cada eleição”.
Tucura agradeceu ao deputado Luizinho e aos demais pares, que manifestaram solidariedade e o felicitaram por sua vitória. “Passei sufoco, junto com a minha família. Mas, encaro de frente pois estou no projeto de Deus e nada vai me abalar. O povo quer Tucura deputado, por isso me reelegeu com mais que o dobro da votação da minha primeira eleição. Agradeço TRE pela decisão e aos meus pares, pela solidariedade e reconhecimento ao meu trabalho”, destacou.
Os deputados Zequinha Araújo (PMDB), Lorival Amorim (PMN), Euclides Maciel (PSDB), Epifânia Barbosa (PT), Luiz Claudio Pereira Alves (PTN), Adelino Follador (DEM) e Saulo Moreira (PDT) também apartearam Goebel, destacando a decisão do TRE e enaltecendo o trabalho que o deputado Tucura tem feito na Assembleia.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.