Candeias do Jamari (RO) — O incêndio em uma Kombi que transportava macaxeira para a Feira de Produtor levou pânico aos moradores e comerciantes do bairro Satélite, em Candeias do Jamari, na tarde desta sexta-feira, 22, por volta das 17h.
O veículo, conduzido pelo motorista Dari Chaves Bueno, 57 anos, estava estacionado em frente à Feira do Produtor, na rua Marechal Rondon, uma das mais movimentadas da cidade, quando o fogo começou a tomar conta do veículo iniciando pela parte traseira, próximo ao motor.
De acordo com o depoimento do motorista, o fogo iniciou depois que ele ligou o veículo para sair do local. Ainda assustado, Dari Bueno disse que foi pego de surpresa e só teve tempo de abandonar o volante antes que todo o carro fosse completamente destruído pelas chamas.
“Tudo aconteceu muito rápido. Quando vi o fogo já estava tomando conta da parte traseira do carro. Não deu para salvar nada porque tudo foi consumido em poucos minutos. Meu medo era que o carro explodisse porque o fogo ficou bem alto e ameaçava se alastrar pela feira.
Dentro do veículo ainda havia 14 sacos de macaxeira pesando 50 quilos cada um (700 quilos no total) que foi destruído pelo fogo, deixando um prejuízo ainda não contabilizado pelo motorista que também é agricultor.
Dari Bueno também reclamou da falta de estrutura do batalhão do Corpo de Bombeiro no município, que não tem carro-pipa para atender a população em casos de incêndio. De acordo com ele, poderia ter acontecido uma tragédia não fosse a participação de populares que ajudaram a combater o fogo com extintores e baldes de água.
Um soldado dos Bombeiros que não quis se identificar confirmou para a reportagem essa deficiência. “Nós até tínhamos um carro-pipa, mas acabamos perdendo ele que porque não temos um local adequado para ele ficar guardado. Por causa disse ele ficava no relento pegando sol e chuva e começou a dar problemas por causa da danificação das peças”, disse.
Quando há incêndio na cidade, o CB de Candeias do Jamari tem que acionar o comando da corporação em Porto Velho, como ocorreu no caso do incêndio da Kombi, nesta sexta-feira. O caminhão pipa chegou mais de meia hora depois de ter sido acionado. É que ele estava atendendo uma outro ocorrência em Porto Velho.
“Se o tivesse um caminhão aqui, daria tempo deles salvarem meu carro, mas como não tem, eu perdi o veículo porque não dá para aproveitar nada do que sobrou dele”, lamentou o motorista Dari Bueno.
Agência de Notícia Alô, Amazônia!
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM