Mais eficiente e competitiva, companhia começará a voar Porto Velho-Manaus e mais voos Porto Velho-Brasília em janeiro de 2024; passagens aéreas já estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda
São Paulo, 4 de outubro de 2023 – A LATAM acaba de anunciar investimentos na sua operação em Porto Velho (RO), onde lidera o mercado aéreo doméstico de passageiros de janeiro a agosto deste ano (40,2% de participação¹), segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em janeiro de 2024, a companhia começará a operar quatro voos semanais na rota Porto Velho-Manaus e ampliará de 7 para 10 voos semanais a rota Porto Velho-Brasília. As passagens aéreas já estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda. Os investimentos, vale destacar, fazem parte dos esforços da companhia junto ao governo estadual de Rondônia para a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação. Atualmente, a LATAM também opera em Rondônia a rota Porto Velho-Guarulhos com 3 voos semanais.
“Temos o compromisso de ampliar o acesso ao transporte aéreo no Brasil, sobretudo onde o avião é ainda mais essencial, como na região Norte. A ampliação sustentável da nossa conectividade em Porto Velho beneficia tanto turistas quanto viajantes a trabalho. Por meio de conexões no aeroporto de Brasília, os passageiros podem acessar mais 33 destinos da rede LATAM no Brasil e no mundo”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
PORTO VELHO-MANAUS
A rota Porto Velho-Manaus será operada quatro vezes por semana em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Decolará de Porto Velho à 1h30 (hora local) de terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado. No sentido inverso, decolará de Manaus às 23h30 (hora local) de segunda, quarta, quinta e sexta-feira.
PORTO VELHO-BRASÍLIA
A rota Porto Velho-Brasília será ampliada de 7 para 10 voos semanais a bordo de aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 na Economy) ou Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Os três novos voos diurnos serão operados sempre segunda, terça e quarta-feira, decolando de Porto Velho às 15h30 (hora local). No sentido inverso, decolarão de Brasília às 13h (hora local).
Antes disso, a partir de 1º de novembro de 2023, a companhia irá alterar das 21h05 (hora local) para as 22h40 (hora local) o horário de decolagem do seu voo diário na rota Brasília-Porto Velho, e das 3h (hora local) para 1h30 (hora local) o horário da decolagem na rota Porto Velho-Brasília, permitindo assim que os passageiros tenham uma melhor conexão entre as localidades.
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “Essas novidades são frutos de uma parceria pautada pelo compromisso de trazer mais conectividade para a região e representam um momento muito significativo que celebramos juntos com os rondonienses. Além de facilitar viagens, elas fortalecem laços e impulsionam o desenvolvimento da região, proporcionando novas oportunidades para todos”.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM
Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima). Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).
Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.
¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.
O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo LATAM, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.
Fonte: Por LATAM Airlines Brasil/Relações com a imprensa