O presidente da Comissão Processante, deputado Eurípedes Lebrão (PTN), em entrevista na manhã desta segunda-feira (9) à Rede TV! Rondônia, programa Fala Rondônia, apresentado pelo jornalista Marcelo Bennesby, garantiu que a resposta da apuração de possível quebra de decoro parlamentar por deputados denunciados pela Polícia Federal e Ministério Público, em conseqüência da Operação Termópilas, será dada dentro do prazo estabelecido por lei, mas que caberá ao plenário a votação definitiva do relatório que está sendo elaborado. Ele assegurou que todos os prazos para a defesa dos citados estão sendo obedecidos.
Lebrão deixou claro que “o resultado final do trabalho da Comissão Processante será justo. Caberá ao povo fazer o julgamento que melhor entender. Todos os membros da Comissão estão fazendo o seu trabalho sem pensar em política. Não é fácil julgar colegas. Queríamos que nada disso fosse preciso, mas estamos trabalhando com transparência e todas as decisões estão sendo tomadas pelos membros em votação aberta”. O deputado Lebrão informou ainda que, no momento, está sendo cumprido o prazo para a apresentação da defesa dos parlamentares citados. “Três dos que foram notificados já apresentaram defesas”, disse.
O relator da Comissão Processante, deputado Edson Martins (PMDB), conforme citou o presidente Eurípedes Lebrão, vai elaborar o relatório de cada caso. “Esses relatórios serão votados pelo plenário. A votação (no plenário) será secreta porque estamos utilizando o Código de Ética da Câmara dos Deputados, já que a Assembleia de Rondônia ainda não possui o seu próprio Código”, destacou o presidente da Comissão.
Em seu segundo mandato como deputado, Lebrão lembrou que “na legislatura passada fomos exemplo para o País. Na atual legislatura aconteceu isso, mas vamos dar a resposta à população. Tudo de acordo com a legislação vigente. Dos cinco membros da Comissão, eu (Lebrão), o Edson Martins e o Tucura viemos da legislatura passada com votações em dobro da obtida anteriormente. Então, não estamos pensando em política, mas no cumprimento do nosso dever como parlamentar”.
A Comissão Processante é composta por Eyrípedes Lebrão (PTN) – presidente, Lourival Amorim (PMN) – vice-presidente, Edson Martins (PMDB) – relator, Valdivino Tucura (PRP) e Adelino Follador (DEM) – membros.
Autor: Carlos Neves.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.