“Imagine se cada servidor tiver que se deslocar a capital para resolver assuntos administrativos?”, questionou o parlamentar…
Durante sessão ordinária na Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (23), o deputado estadual Luizinho Goebel (PV), parabenizou o governo de Rondônia pela preocupação em cortar despesas e promover a economia nos cofres públicos, porém, entende que o fechamento das representações de Ensino em todo o estado, será de grande prejuízo para a educação.
O parlamentar fez questão de sair em defesa da classe. “Entendo que os servidores que estão à disposição das RENs, são muito importantes, pois fazem trabalho de controle, fiscalização, resolvem problemas administrativos e burocráticos de cada localidade e ainda atuam na organização de transporte escolar. E isso tem dado certo. Os alunos chegam na hora certa. Os pais e os alunos têm apoiado o trabalho desenvolvido” enfatizou Luizinho.
Além disso, o deputado ressaltou que os profissionais das representações de ensino ainda atuam na aquisição de material para as escolas, como a merenda, material didático e esportivo, kits escolares, além de acumularem a organização de jogos municipais, estaduais e regionais. Além da prestação de contas dos recursos utilizados em reformas e ampliações de escolas.
Em parte os deputados Adelino Follador (DEM), Neodi Carlos (PSDC), Ana da 8 (PT do B), Epifânia Barbosa( PT) solicitaram que o governo do estado encaminhe a Assembléia Legislativa, um plano criando um quadro de profissionais para as representações de ensino contendo três níveis, abrangendo as pequenas, médias e grandes unidades escolares. “Assim seria possível fazer um quadro funcional mantendo cada um no lugar certo”, disseram.
Dando sequência, os parlamentares fizeram convite para que o secretário de educação, Júlio Olivar esteja na Casa de Leis, para um debate mais amplo sobre esse desejo do governo. O presidente da assembléia deputado Valter Araujo (PTB), informou que a presença do secretário está certa para a tarde desta quarta-feira(24).
Luizinho encerrou o discurso reforçando a necessidade das representações. “Imagine se cada servidor tiver que se deslocar a capital para resolver assuntos administrativos. Isso causaria um grande mal estar nas escolas, gerando a falta de profissionais” concluiu.
Fonte: Elaine Maia/ALE/RO – DECOM:
Hojerondonia.com: