LUIZINHO GOEBEL RECEBE NA ALE AGENTE PENITENCIÁRIO VISANDO A MELHORIA DO SISTEMA PRISIONAL DE RONDÔNIA

O deputado Luizinho Goebel (PV), que é presidente da Comissão de Justiça e Redação (CCJR) e que já defendeu inúmeras causas da classe dos agentes penitenciários de Rondônia, recebeu na tarde desta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa, Mark Rasulo que é officie (agente), no Departamento de Correção (Verson C. Baian Center) na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos.

Dentre algumas atribuições adquiridas para a categoria dos agentes penitenciários pelo deputado Luizinho, foi instituído o Dia do Agente Penitenciário no Estado de Rondônia, através projeto de lei nº 299/2011 e será comemorado no dia 19.

A reunião contou com a presença do diretor do Centro de Ressocialização do Cone Sul em Vilhena, Juracy Santos Duarte, Johnny Ávila, agente penitenciário e assessor técnico do deputado Luizinho Goebel, Célia Maria da Silva, ouvidora geral da Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia, Waldemar C. Albuquerque, secretário executivo do gabinete do governador e agentes penitenciários que representaram a categoria.

O deputado Luizinho afirmou que esta reunião foi muito importante para a troca de informações e experiências através das normas que são adotadas nas unidades prisionais americanas, e que irá contribuir na busca de novas alternativas para que possamos implantar melhorias no sistema penitenciário do estado.

Disse que em Rondônia temos uma referência nacional, que é a unidade de Vilhena que conta hoje com novas alternativas e uma estrutura mais moderna que atende aos apenados da cidade. Um dos métodos adotados neste presídio é a proibição do uso do tabaco. Uma medida que além de beneficiar o apenado na melhoria da qualidade de vida, contribui com o estado, pois diminui a demanda nos hospitais públicos. Em troca os apenados podem realizar atividades físicas e também ganharam o direito de estar sempre com os cabelos cortados, barbas feitas e todos usam uniformes.

O diretor Juracy explicou que essas medidas que foram adotadas em Vilhena podem ser inseridas em qualquer unidade prisional do Estado de Rondônia. Falou sobre as parcerias que eles tem com a iniciativa privada, onde são disponibilizados cursos profissionalizantes dentro do presídio, com mão de obra barata o que diminui a reincidência do apenado. “A nossa unidade tem capacidade para atender 256 pessoas. Hoje nós temos apenas 217. Isso é prova de que nós podemos melhorar a estrutura das unidades com pequenos gestos”, afirmou Juracy.

Para finalizar o deputado acrescentou que o encontro foi bastante proveitoso, como se fosse um intercâmbio entre o Brasil que é um país de terceiro mundo e os Estados Unidos, país de primeiro mundo, pois o sistema brasileiro é semelhante ao do americano. “O que nós discutimos foi sobre as medidas que poderemos adotar para melhorar e beneficiar a situação do agente no que se refere à remuneração e condições de trabalho porque é ele  quem dá condição de funcionamento ao sistema. e principalmente, apoio psicológico tanto para o servidor, quanto para sua família, sendo que eles trabalham em um ambiente delicado, de risco e necessitam de uma boa estrutura para desenvolvimento de suas atividades”, explicou o deputado Luizinho Goebel.

Autor: Helen Esteves

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?