O deputado estadual Marcos Donadon (PMDB) participou na quarta-feira (15) da sessão solene que abriu os trabalhos de 2012 na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Otimista com o começo dos trabalhos da 8ª Legislatura, o parlamentar garante que este será um ano de muito trabalho com a expectativa de aprovar vários projetos. “Nossos trabalhos dentro da Assembléia sempre tiveram como foco a população de Rondônia e em 2012 não será diferente. Já temos em andamento vários projetos e emendas que vão garantir recursos para o fortalecimento da economia e melhorias para os Rondonienses”, comentou Marcos Donadon.
Na cerimônia, o governador Confúcio Moura (PMDB) leu a mensagem anual do Poder Executivo, e desejou muito trabalho e sucesso aos parlamentares e aproveitou para fazer uma exposição do plano de governo para o novo período e apresentando um diagnóstico da situação do Estado. “Trabalhamos em várias frentes no ano que passou, especialmente na habitação, saúde, segurança pública e infraestrutura, além de nos aproximarmos mais de nossa sociedade, e esse ano daremos inicio ao maior programa de transferência de renda o Plano FutuRO de inclusão social”, comentou Confúcio.
Após a sessão solene foi aberto os trabalhos da sessão ordinária tendo na pauta vários projetos de interesse do povo de Rondônia como o empréstimo de 542 milhões junto ao BNDES e o programa de distribuição de renda do governo denominado Plano FutuRO, dentre outras matérias.
Donadon agradeceu a todos os parlamentares da casa pelo apoio aos projetos do executivo dando mais serenidade as ações já implantadas. Em relação ao empréstimo junto ao BNDES, o parlamentar explicou que de acordo com a mensagem do Executivo, o BNDES já aprovou e referendou a capacidade do Estado de contrair o financiamento. O Governo alega que o R$ 542.627.000,00 disponibilizados serão investidos em cinco dos seis eixos prioritários do Governo, como a infraestrutura regional, fortalecimento e modernização da gestão, educação e formação de recursos humanos, desenvolvimento econômico imobilização dos sistemas de conhecimento.
Outro projeto de grande relevância para o estado que foi aprovado também por unanimidade nesta casa se trata do Plano FutuRO com investimento de R$ 1 bilhão pelo Governo de Rondônia. É destinado a mais de 300 mil rondonienses que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, incluindo as famílias moradoras da região do Vale do Guaporé e as famílias extrativistas das reservas. O programa vai executar diversos projetos que contemplam ações de transferência de renda, acesso aos serviços públicos, inclusão produtiva e tecnológica, além do reforço a programas de enfrentamento à violência e exploração sexual, prevenção e combate ao uso de drogas e erradicação do trabalho infantil.
ASSESSORIA/MD.
FONTE/HOJERONDONIA.