De acordo com o prefeito Kléber Calisto (À ESQUERDA), é o maior aporte de verbas do Estado feito de uma só vez por um deputado ao Município…
Através de duas emendas ao orçamento do Estado, o deputado Marcos Donadon (NO CENTRO DA IMAGEM) está levando a Cerejeiras exatos um milhão e meio de reais, dinheiro que será aplicado em duas áreas vitais: saúde e setor produtivo.
REFORMA DO HOSPITAL PÚBLICO – Graças ao empenho de Marcos Donadon, pela primeira vez a maior unidade de saúde cerejeirense passará por ampla reforma, além de receber sistema de climatização de ambiente. “Ao todo, serão R$ 500 mil aplicados na recuperação e revitalização do nosso hospital, cuja estrutura foi erguida em 1.987 e nunca havia recebido uma reforma deste porte. A iniciativa do deputado veio de encontro a uma necessidade importante de nosso município”, destacou Kléber Calisto.
INCREMENTO A PISCICULTURA – A outra inciativa do deputado vai criar um alternativa de renda ao produtores rurais, ao contrário de ações do passado, que resultaram apenas em incremento à subsistência. Graças ao aporte de um milhão de reais, o Município vai proporcionar a 100 produtores rurais horas/máquina para a construção de lâminas d’àgua medindo entre 0,5 e 1 hectare, para a criação de peixes em escala.
De acordo com o Diretor de Agricultura do Município, Cleomar Sattler (À DIREITA), serão entre 15 e 50 horas para cada produtor, o que resultará na formação de tanques de grande porte, com potencial produtivo em torno de 7 a dez toneladas de peixe por ano.
“Não é como no passado, quando os tanques construídos tinham apenas capacidade de produzir pescado para consumo do produtor. Agora estamos implantando um projeto que colocará Cerejeiras entre os município exportadores de derivados da pesca”, destacou. Várias espécies poderão ser criadas nos tanques, mas a preferência será pelo Tambaqui, com vistas ao mercado internacional.
Segundo o prefeito Kleber e o vice Pedrinho, a garantia dos recursos proporcionado pelo deputado Marcos Donadon possibilita o desencadeamento dos procedimentos burocráticos que vão resultar na geração do sistema produtivo. “Acredito que ainda este ano teremos condições de dar início a construção dos tanques, e que em dois anos toda a verba estará aplicada. Cada tanque tem condições de começar a produzir com um ano de utilização, quando os peixes alcançam pesagem para ser comercializados”, explicou.
Em termos de vantagem financeira, Cleomar Sattler afirmou que para cada real investido em ração, o produtor recebe três. “É um grande negócio, e a implantação de um sistema de tal porte em Cerejeira nos permite projetar para o futuro a instalação de um indústria para beneficiar o pescado de toda a região, agregando valores aos nossos produtos”, finalizou.
Satisfeito com o resultado de sua ações, o deputado Marcos Donadon declarou que está fazendo a sua parte, e que ações deste tipo têm como fim “trazer benefício concreto à comunidade e dar o devido retorno à confiança depositada em mim pela população, proporcionando o privilégio de representar os rondonienses do Sul do Estado na Assembléia Legislativa”, comentou.
ASSESSORIA/MARIO QUEVEDO.
FOTOS/WILMER G. BORGES.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.