O presidente da Assembléia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD) e o vice-presidente Maurão de Carvalho (PP) receberam, no último final de semana, durante viagem às comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, uma comissão de presidentes de entidades que pediram ajuda, em caráter de urgência, para evitar que outras famílias sejam atingidas pelo desmoronamento das margens do Rio Madeira…
Em São Carlosé visível a erosão e desbarrancamento das margens do rio Madeira que afeta inclusive a área urbana da localidade invadida pelas águas, provocando a retirada de vários moradores que foram obrigados a abandonar as casas. Mas muitos moradores ainda permanecem nos locais de risco.
A comissão afirmou que uma vistoria preliminar comprovou que a erosão destruiu mais de 30 casas e até uma igreja tradicional da cidade. Hoje, com o avanço, as casas em área de risco estão a pouco mais de100 metrosdo rio, o que comprova a necessidade de uma ação de emergência.
Membros da Associação dos Moradores e dos atingidos por barragens afirmaram que a prefeitura de Porto Velho havia destinado R$ 149 mil para a construção do muro de contenção para minimizar o desmoronamento provocado pelo aumento e velocidade do volume de água do Rio Madeira. Obra que até agora não foi realizada.
Para Najla Maria Paula de Oliveira, representante da Associação dos Bandeirinhas, os chamados taxis fluviais, Rosilene Oliveira da Silva, represente da Associação de Mulheres de São Carlos e Sebastião Vasconcelos, mais conhecido como Vasco, primeiro tesoureiro da associação de moradores rurais e amigo de São Carlos – Amorasc é necessário a drenagem, imediata, da área da planície, foco de sujeira e doenças. Todos foram unânimes em afirmar que se não houver uma solução imediata, poderá haver novos desmoronamentos e consequentemente ser decretado estado de emergência no distrito.
Cansados do pouco caso, eles pediram ainda apoio político para agilizar junto às autoridades responsáveis a construção de novas moradias para as famílias desabrigadas.
Najla Maria Paula de Oliveira- associação dos bandeirinhas, os chamados taxis fluviais, Rosilene Oliveira da Silva – represente da associação de mulheres de São Carlos , Sebastião Vasconcelos (seu Vasco) primeiro tesoureiro da Associação de Moradores Rurais e Amigo de São Carlos – Amorasc.
Wagna Vieira.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.