MP E POLÍCIA “VISITAM” GABINETES DOS DEPUTADOS HERMÍNIO COELHO, MAURÃO DE CARVALHO, SAULO MOREIRA E FLÁVIO LEMOS

Porto Velho, RO – O Ministério Público de Rondônia em conjunto com a Polícia Militar esta neste momento na Assembléia Legislativa no gabinete da presidência, no gabinete do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) e no Departamento de Recursos Humanos – DRH e na Secretaria Geral da casa, e outros gabinetes estão em busca de informações sobre e para cumprir determinação para que três assessores de deputados sejam afastados de suas funções, ao todo oito deputados estaduais estão supostamente envolvidos no desvio de emendas parlamentares.

Até o momento os gabinetes que foram confirmados a “visita” dos promotores e da Polícia foram dos deputado Saulo Moreira (PDT-Ariquemes), Flávio Lemos (PR-Porto Velho), Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) e Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho).

Os presos até o momento são o empresário Zezinho Maria Fumaça, seu funcionário Charles Henrique e o outro que tem até as 12 horas para se apresentar o jornalista e empresário do ramos de Shows Rodrigo Guerreiro.

OPERAÇÃO ZAGREU
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Atividades Judicais – CAEJ e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Grupo Organizado – GAECO, com o apoio da Assessoria Militar – Assmil, Polícia Militar e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE, deflagrou na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, a Operação Zagreu.

A investigação constatou a existência de sólida e articulada associação criminosa instalada nos Poderes Executivo e Legislativo, com o propósito de desviar verbas do erário, mediante o direcionamento de emendas parlamentares para entidades do terceiro setor, utilizadas como laranjas, para a realização de supostos eventos festivos públicos. Há indícios da prática de vários crimes, notadamente, falsidade ideológica, peculato, advocacia administrativa, entre outros, contando com a efetiva participação de servidores públicos e empresários.

Na data de hoje estão sendo cumpridos, por força de decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, três mandados de prisão, seis mandados de busca e apreensão, além de ordens de suspensão da função pública, proibição de acesso a órgãos públicos, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares.

Para a deflagração da operação, o Ministério Público contou com a parceria da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (COE-PM) e técnicos do Tribunal de Contas, que realizaram as imprescindíveis diligências destinadas ao cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

A Operação Zagreu é um desdobramento da Operação Baco, deflagrada em Ouro Preto do Oeste no dia 19 de maio de 2014, a qual passou a integrá-la.
Entre os presos estão o empresário José Joaquim dos Santos, o Zezinho do Maria Fumaça, e um funcionário seu.

Zagreu, é um avatar de Dionísio, o Deus grego do vinho e das festas.

Mais informações serão prestadas em entrevista coletiva às 10 horas, no edifício sede do Ministério Público do Estado de Rondônia.

Por O OBSERVADOR

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?