A construção da casa prisional distante da área urbana foi uma conquista da sociedade, diz deputado Luizinho…
O novo presídio estadual em fase final de construção deverá ser inaugurado no mês de julho em data ainda a ser confirmada pelo governo. Moderno e seguro, com capacidade para abrigar 260 detentos, a maior conquista foi conseguir que ele fosse construído distante de área habitada, uma conquista de toda a sociedade vilhenense que se mobilizou para que isso acontecesse, disse o deputado Luizinho Goebel (PV), porta voz da população junto ao governo e articulador para que a Casa de Detenção fosse levada para a saída de Cuiabá (MT) a distância compatível com a necessidade de segurança da população.
Foi através do deputado que o governo conseguiu a área onde está sendo implantado o presídio, depois de uma grande polêmica que mobilizou toda a sociedade vilhenense. A princípio o município disponibilizou áreas urbanas aos fundos da Vila Operária, próximo da sede social do Banco do Brasil e nas proximidades do Friboi para que a cadeia fosse construída. O problema principal que era o presídio dentro de área urbana não estava solucionado, algo que a população não mais aceitava. Foi então que o deputado Luizinho negociou com o governo a nova área para onde a obra foi deslocada. “A nossa mobilização foi no sentido de identificar e oferecer uma nova área para o governo que precisava construir o presídio e em seguida sensibilizá-lo de que esta obra não poderia novamente estar dentro da área urbana e foi isso que fizemos, mas para isso contamos com apoio da imprensa, da ACIV, do empresariado e das entidades que representam a sociedade”, disse o deputado.
Após a retirada da Casa de Detenção do centro da cidade, o próximo desafio, segundo o parlamentar, e levar todo o complexo penitenciário para área desabitada, uma vez que facilita a administração do setor de segurança e humaniza o tratamento aos detentos e seus familiares. O deputado adiantou que vai requisitar junto ao governo que todo o apoio seja dado aos servidores que vão trabalhar na administração e segurança do presídio. Uma das suas reivindicações será a disponibilidade de transporte para os agentes penitenciários e servidores da área administrativa e social. O deputado disse que também vai gestionar junto ao governo o apoio à família dos detentos que é peça importante no processo de socialização dos apenados. no prédio que abriga a atual Casa de Detenção o governo pretende construir uma escola moderno para ensino em tempo integral, atendendo uma sugestão do deputado Luizinho.
ASSESSORIA/LG.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.