OBRAS QUE VÃO COIBIR ALAGAMENTOS ESTÃO AVANÇADAS

A Prefeitura Municipal de Vilhena está dando continuidade à série de trabalhos de implantação do Sistema de Macrodrenagem Urbana. Orçada em cerca de R$ 24 milhões a obra está projetada para suportar a demanda pelos próximos 20 anos.

O projeto contempla quatorze casos objetos de drenagem, sendo que os pontos mais críticos estão na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes que já está em fase adiantada a construção de uma lagoa de contenção e um Parque Ecológico.

Outro ponto merecedor de atenção especial localiza-se na Avenida Curitiba, onde existe uma ocorrência de erosão assustadora que será resolvida com a construção de canais de contenção e outro Parque Ecológico.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Heitor Tinti Batista, com a implantação do Sistema de Macrodrenagem Urbana, será instalado um conjunto de grandes galerias que, terão como principal função garantir uma vazão mais rápida das águas da chuva em direção ao rio Pires de Sá, também, ao rio Barão do Melgaço. “Durante este processo, foram criadas quatro frentes de trabalho por toda a cidade, sendo que estas ações serão explicadas aos cidadãos”, afirma.

O recurso para a execução da obra foi viabilizado através de parceria entre prefeitura e Ministério das Cidades e há previsão de que em março de 2013 esteja concluída.

A Macrodrenagem é um instrumento de procedimento ambientalmente sustentável, onde são ressaltados os benefícios sociais e econômicos com a melhoria da qualidade de vida, pois, ao evitar os efeitos negativos das inundações, é promovida a valorização das condições socioambientais.

Fonte: SEMCOM

Fotos: Vicente Moreira e Nicolau Júnior.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?