O Juízo da Vara da Auditoria Militar de Rondônia condenou à 2 anos e quatro meses de reclusão seis policiais militares presos no mês de setembro de 2014 pela Polícia Federal, na Operação Nacio, acusados de fazerem parte de uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas.
Foram condenados os policiais PM Acácio Leiva Policena, PM Dário Souza Silva, PM Jorge Xavier da Rocha, PM David Saraiva da Silva, PM Robson Batista Galindo e PM Ataíde José dos Santos Júnior. A Justiça absolveu Pablo Mendonça de Oliveira, que também foi preso durante a operação.
NACiO
A operação foi realizada no dia 17 de setembro para apurar envolvimento de Policiais com tráfico ilícito de entorpecente. Entretanto, no desenrolar dos trabalhos investigativos, além da confirmação da prática de crimes de tráfico de drogas, percebeu-se a existência de associação criminosa (antiga quadrilha) formada pelos policiais militares para prática de diversos outros crimes, tais como: concussão, corrupção ativa e passiva, apropriação indébita, contrabando, além do próprio tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de associação criminosa.
As diligências continuam no sentido de se confirmar mais crimes perpetrados pela Organização Criminosa. As ordens judiciais foram autorizadas por três juízos diferentes (Vara de Delito de Tóxicos, Vara da Auditoria Militar e 3ª Vara Criminal, todas desta capital), em razão da natureza das infrações penais investigadas, totalizando 15 (quinze) mandados de prisão, 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão e 2 (dois) de condução coercitiva. Os mandados foram cumpridos por policiais federais lotados em todo o Estado e pelo Comando de Operações Táticas – COT, grupo especial da Polícia Federal.
Autor: O RONDONIENSE
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM