OPERAÇÃO VÓRTICE: PREFEITO É CASSADO E SECRETÁRIO DE ESPORTES É PRESO

Conduzida pelo Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado, a Operação Vórtice desbaratou organização criminosa instalada na Prefeitura de Porto Velho e que desviava recursos por meio de fraudes em licitações milionárias. O prefeito Roberto Sobrinho (PT) teve o seu mandato cassado pela Justiça. Emanuel Néri Piedade, Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), também foi preso pela operação da PF. O governo do Estado se apressou a informar que ele foi exonerado do cargo

A operação consistiu no cumprimento de 18 mandados de prisão, 31 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de afastamento de cargo público e 22 mandados de indisponibilidade de bens dos investigados, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, a serem cumpridos em Porto Velho.

As investigações começaram em 2011, gerando a instauração de inquérito policial no início de 2012, e foram desenvolvidas em cooperação pelo Ministério Público de Rondônia, Polícia Federal e Tribunal de Contas do Estado. Constatou-se que a organização criminosa, integrada por agentes públicos municipais, empresários e pessoas tidas como “laranjas”, todos em conluio objetivando enriquecer à custa do erário municipal, vinha fraudando contratos de prestação de serviços firmados entre 2005 e 2012 com a Prefeitura.

Os ilícitos ocorreram no âmbito das Secretarias Municipais da Administração (SEMAD), Serviços Básicos (SEMUSB), Obras (SEMOB), Agricultura (SEMAGRIC), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Controladoria-Geral do Município (CGM).

Veja os nomes dos secretários municipais de Porto Velho que foram presos durante as Operações VÓRTICE e ENDEMIA, que desarticula quadrilha que atuava na Prefeitura da Capital: Polícia Federal divulga na coletiva nomes das pessoas que foram presas durante a Operação Vórtice. Todos passaram pelo Instituto Médico Legal (IML) e depois conduzidos ao presídio Urso Panda, onde devem cumprir prisão temporária de cinco dias. Veja abaixo os nomes:

– Jair Ramires- Emanuel Néri Piedade- Robson Rodrigues da Silva- Francisco Edwilson Negreiros- Maria Regina Ribeiro Gonzaga- Erenilson Silva Brito- Bárbara Pereira da Silva- Francisco Datimar Tavares- João Francisco da Costa Chagas Jr.- David Alencar de Matos- Neyvando dos Santos Silva- Edvan Sobrinho dos Santos- Mírian Saldaña Peres- Joelcimar Sampaio da Silva- João Lima de Araújo- Josiane Beatriz Faustino (CPTD)- Otávio Justiniano Moreno- Francisco Gomes de Freitas

Alguns sites da capital publicaram que o ex-deputado Miguel de Souza (Presidente Regional do PR), também teria sido preso e o prefeito Roberto Sobrinho havia sido detido, mas não houve confirmação por parte da PF.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?