Funcionário da empresa morreu na hora e o outro fraturou a perna.Operários são funcionários de uma empresa terceirizada…
Um operário morreu e outro ficou ferido após serem soterrados em uma cratera na obra de esgotamento sanitário que trabalhavam na Rua Pedro Rodrigues, Bairro Arco-Íris, em Cacoal (RO), na manhã desta quinta-feira (18). O acidente ocorreu por volta das 8h30 após o desmoronamento de um barranco. Os operários eram funcionários de uma empresa terceirizada contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Um dos funcionários da empresa terceirizada que também estava trabalhando na obra Hélio Lopez de Faria, afirma que no momento do acidente quatro operários estavam dentro da cratera e outros fora ao redor do buraco. “Foi muito rápido, não deu tempo de fazermos nada, quando vimos o barranco já tinha desmoronado. A terra cobriu todo o nosso colega, nós ainda tiramos a terra do rosto dele para ver se estava vivo e tentar fazer alguma coisa, mas ele já estava morto”, contou Lopez.
De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros Ronaldo Galvão, quando a equipe chegou ao local, o operário já não apresentava sinais vitais. Os bombeiros aguardaram a realização dos trabalhos periciais para então iniciar a retirada da terra de cima do corpo. “Para a retirada do corpo nós contaremos com o apoio da máquina retroescavadeira, bombeiros e ajuda até dos operários da obra. Isso será feito com muito cuidado, pois ainda há risco de novos desmoronamentos”, explica Galvão.
O perito criminal Barnabé Pereira da Costa disse que havia uma equipe trabalhando na realização do esgotamento sanitário, quando houve o desmoronamento de uma das barreiras. O fato dos funcionários terem realizado os primeiros socorros, como retirada da terra do rosto do operário soterrado, o perito reconhece como sendo uma pratica normal, que não atrapalhou os trabalhos da perícia.
“Por se tratar de uma via asfaltada não deixada aviso prévio de que poderia ocorrer esse desmoronamento, mas o solo de Rondônia é arenoso, e acidentes acabam ocorrendo. Aparentemente as equipes estavam usando EPIs [Equipamento de Proteção Individual], mas tudo ainda será analisado”, contou Barnabé.
Os funcionários da empresa terceirizada informaram que irão entrar de férias coletivas na sexta-feira (19). Eles estavam trabalhando na obra de saneamento básico para deixar a via trafegável para a população do bairro, antes da pausa da empresa.
Magda Oliveira/Do G1 RO.
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM