Padronização da frota traz economia aos cofres públicos

O volume de obras executadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) demanda investimento alto para a estruturação do parque de máquinas e veículos do órgão, que mantém frentes de trabalho em todo Estado, com os serviços de pavimentação e restauração de rodovias; com a recuperação de estradas não-pavimentadas; consertos de pontes; com a execução de asfalto urbano e com a recuperação de vias urbanas com a “lama asfáltica”.

Há duas semanas foram entregues 13 caçambas ao DER, da compra de 22 unidades.

 

Neste contexto de investir na compra de máquinas e equipamentos, a direção do Departamento não abriu mão do princípio constitucional da economicidade, pelo princípio da eficiência. Com a compra de 22 caminhões basculantes (caçambas) foi economizado quase R$ 1 milhão. Das 22 unidades, 13 delas foram entregues aos servidores do DER pelo governador Confúcio Moura, no último dia 13. Nesta semana foram entregues mais duas caçambas. A próxima semana, conforme o diretor-geral do Departamento, engenheiro Lúcio Mosquini, serão entregues mais quatro caminhões basculantes e os outros três que completam o total da compra devem ser repassados ao DER até o final de outubro.

O diretor destaca que a compra das 22 caçambas, visando à padronização da frota, fora submetida à apreciação do Ministério Publico de Contas e ao Tribunal de Contas, que se mostraram favoráveis à padronização e, inclusive, fazem recomendações, conforme decisão monocrática número 54/2011, do conselheiro Valdivino Crispim de Souza.

Padronização

Antes da compra dessas 22 caçambas, o DER tinha 50 unidades da mesma marca. Apenas oito caminhões basculantes, já antigos, com mais de dez anos de uso, são de outros fabricantes, o que representa que, antes dessa aquisição, 78% dos caminhões eram da mesma marca. Com a chegada de mais 22 unidades, o DER fica com 90% de caminhões da mesma marca, padronizando sua frota.

Economia

Na compra das 22 caçambas, modelo 22.260, cada unidade custou R$ 215.000,00. Preço abaixo do praticado atualmente, haja vista que esse mesmo modelo de caminhão foi comercializado pela empresa Buritis em Junho de 2010 pelo valor de  R$ 246.000,00, conforme notas apresentadas pela empresa. A economia foi de R$ 951.500,00, incluindo itens adicionados aos veículos que não foram cobrados.

“A reposição de peças e a manutenção da frota e serão facilitadas. Para o Governo do Estado a padronização é vantajosa”, afirma Mosquini, lembrando que o Tribunal de Contas também entende desta forma.

DECOM.

Fonte/Hojerondonia.com





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