PALCO GIRATÓRIO PROMOVE INCLUSÃO E ENTRETENIMENTO COM APRESENTAÇÕES TEATRAIS

Em seu terceiro dia de apresentações, o Festival Palco Giratório do Sesc se consolida como o maior movimento cultural na cidade de Porto Velho, evidenciando que a população prestigia e anseia por mais apresentações teatrais, musicais e circenses…

“Confidências de um Espermatozoide Careca”, peça teatral do Grupo Raízes do Porto (RO) apresentada há 13 anos, lotou o Teatro 1 do Sesc Esplanada por duas vezes nesta terça-feria (3). A comédia conta a trajetória de um espermatozoide que fecunda nos anos 40 e transita ao longo dos anos até chegar à década de 1980. A crítica e a irreverência marcam o texto, numa dinâmica onde a realidade da vida se confunde com a fantasia, humor e ironia.

Márcio Roberto, 30 anos, acha que o Festival é importante para a cultura local, pois dissemina a arte. “Compareço a todas as apresentações da cidade e com o Palco não é diferente. Gostei da programação e pretendo assistir a outros espetáculos”, diz.

Maria Aparecida, 42, é paciente da Casa de Apoio ao Hospital do Câncer de Barretos, em Porto Velho, e conta que esta foi sua primeira vez no teatro, onde foi acompanhada por um grupo do local. “Foi bastante divertido. Achei a peça muito engraçada e voltaremos em outras apresentações”, afirma..

Willian Manerich, 24, é voluntário da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer e coordenador de entretenimento. Ele conta que foi assistir a abertura do Festival no último domingo (1) e identificou a oportunidade de levar os pacientes para conferir as apresentações. “O teatro é mágico e nós acreditamos no tratamento por meio do humor e dos sorrisos. Com certeza viremos outras vezes!”, comenta o voluntário.

O coordenador de Cultura do Sesc Rondônia, Fabiano Barros, afirma que esta edição do Palco Giratório é diferente e isso pôde ser notado desde sua abertura, com o número expressivo de pessoas que compareceram [aproximadamente 5 mil]. “O Festival promove essa inclusão, como foi o caso dos surdos que puderam assistir a alguns espetáculos em 2012 com a interpretação simultânea para Libras. Este ano já recebemos solicitações de várias instituições, como escolas e até mesmo o Hospital do Câncer, e é sempre muito bom poder recebê-los e poder proporcionar essa experiência”, destaca.

Mais informações

Para conferir toda a programação dos espetáculos, oficinas para artistas e participar dos sorteios de kits, acessem a página do Palco Giratório no Facebook www.facebook.com/palcogiratorioro e sigam o Sesc no Instagram www.instagram.com/sescro. Acesse também www.sescro.blogspot.com.br

Sobre o Festival

Pelo 5° ano consecutivo, Rondônia, o único estado da região Norte que realiza o evento em formato de festival, recebe o maior evento das artes cênicas do país. Entre os dias 1 e 30 de setembro, o estado vai prestigiar uma programação múltipla de espetáculos de diferentes linguagens artísticas, como circo, dança e teatro. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

A edição 2013 chama atenção por contar com cinco monólogos; entre eles, “O Filho Eterno” (RJ), que ganhou o prêmio Shell de melhor ator em 2011, e por receber uma produção teatral da Colômbia, “O ator em solidão”, apresentação exclusiva em Rondônia.

Palco itinerante em Rondônia

O Palco Giratório em 2013 promove apresentações artísticas e oficinas em 133 diferentes cidades, contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas em todo o país. Em Rondônia são mais de 80 ações, entre espetáculos, oficinas, performances e debates.

Nesta edição, além da capital Porto Velho, os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Presidente Médici e Vilhena também vão receber os espetáculos do Festival.

Fonte/Fotos: Folk Produções





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?