PEC dos Soldados da Borracha na ordem do dia

Atendendo apelo do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros da Amazônia, o deputado federal Nilton Capixaba [PTB-RO] apresentou requerimento para incluir na pauta de votação da Câmara a Proposta de Emenda à Constituição-PEC nº 556, que concede benefício aos soldados da borracha. A proposta deve ser votada na sessão ordinária de terça-feira.

A PEC é de autoria da senadora e ex-deputada federal Vanessa Graziottin [PCdoB-AM]. Segundo o sindicato da categoria, ela concede aos aposentados os mesmos direitos que recebem os ex-combatentes que serviam a força expedicionária Brasileira na Itália em 1945. “A urgência em se votar a PEC é que grande uma vez que parte dos remanescentes da época são idosos, e a demora da votação da matéria poderia inviabilizar sua aplicação”, disse José Romão.

Nilton Capixaba destacou a atuação dos soldados da borracha em Rondônia na década de 40 e 60. Ele lembrou que hoje esses trabalhadores tiveram seus nomes incluídos no livro dos Heróis da Pátria, em Brasília, decorrência da relevância do trabalho.

Após relevantes serviços prestados ao país, na defesa da Pátria e da Segurança Nacional, os seringueiros recrutados para trabalhar na Amazônia, afirmou Vanessa Graziotti, no período que durou a Segunda Guerra Mundial, estão vivendo de forma quase miserável, sem terem reconhecidos de forma realmente merecedora os seus atos de heroísmo. Hoje lutam para ter garantido os mesmos direitos que os ex-combatentes de guerra conseguiram na Constituição Federal de 1988.

Assessoria/Marcelo Freire :
Hojerondonia:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?