PEIXES NÃO ESTÃO SUBINDO O RIO MADEIRA PARA A DESOVA, DENUNCIA PESCADORES

Mais de mil ações individuais foram impetradas na Justiça de Rondônia por pescadores profissionais de Porto Velho contra o Consórcio Civil Santo Antônio. Segundo eles, os peixes não estão conseguindo subir o rio para a desova, o que certamente influenciará na produção de peixes em 2015, impactando ainda mais a subsistência e a economia de centenas de familiares que sobrevivem da pesca na região. 

De acordo com a denúncia, a eclusa construída pela usina está travada há várias semanas e os peixes não conseguem transpô-las para fins de desova. A eclusa é um corredor (também conhecida como escada para peixe) por onde os peixes passam para a reprodução. Já existem na Justiça outras denúncias similares e pedidos de indenização contra as usinas, principalmente no que diz respeito ao sumiço de peixes no leito do rio. 

A Usina de Santo Antônio tem realizado vários gastos com mídia e material de propaganda falando sobre o Estudo de Ictiofauna do Madeira, que revelou a presença de peixes ainda não catalogados pela Ciência ou mesmo para dar a sensação de que as usinas não causaram impacto na produção de peixes, mas a verdade é que desde que iniciou a construção da barragem, as comunidades pesqueiras têm sofrido com a falta de peixe.

Autor: O RONDONIENSE

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?