Pequisa da UFMG aponta que sítio da Assembleia Legislativa de Rondônia é um dos melhores do Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Mercado em Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que o endereço eletrônico da Assembleia Legislativa de Rondônia (www.ale.ro.gov.br) é um dos melhores do Brasil em acessibilidade e funcionalidade. “O trabalho começou nos primeiros meses deste ano. Já apliquei questionários com os responsáveis pelos sítios das Assembleias de 24 estados e do Distrito Federal, além de utilizar programas para rastrear as funções dos endereços eletrônicos. Nos testes, o melhor sítio foi da Assembleia de Rondônia”, disse Alan Vasconcelos, aluno do curso.

O webdesigner aponta os motivos que o levaram a realizar a ampla pesquisa envolvendo os sítios das Casas de Leis de todo o país. Alan disse que há cinco anos trabalha na área de desenvolvimento de sítios. “Há uma falta de padronização na maioria deles e muitos endereços eletrônicos públicos não seguem normais internacionais e nacionais de acessibilidade para os internautas. Então, quando comecei a fazer o mestrado, resolvi explorar esta área”, falou.

Alan Vasconcelos destaca quais os diferenciais do portal da Assembleia Legislativa. “O que posso dizer que as principais são as funcionalidades para o público como consultas de leis e tamanhos das letras, o que facilita a leitura para pessoas com problemas de visão”.

O aluno do mestrado da UFMG também falou sobre os caminhos que a pesquisa ainda vai seguir. “Faltam apenas duas Assembleias para serem pesquisadas que são o Piauí e Paraná. Depois, é sentar para escrever a tese e apresentar para a banca do mestrado”, finalizou Alan Vasconcelos.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia Valter Araújo (PTB), a pesquisa demonstra que “estamos no caminho certo da comunicação interativa”.

O site da Ale foi reformulado recentemente e uma das prioridades, segundo Valter, foi facilitar as consultas. A Assembleia “está de portas abertas para a população e o site é uma das ferramentas de comunicação do povo com os deputados”, concluiu.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Felipe Corona

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?